No último final de semana, foram definidos os quatro clubes classificados para as semifinais do Paulistão da Segunda Divisão, conhecida como “Bezinha”. Se por um lado, equipes como São-Carlense e Flamengo tem a chance de voltar à Série A3, outros clubes tradicionais, como XV de Jaú, Paulista e Rio Branco permanecem mais um ano na última divisão.
Além disso, as equipes que foram rebaixadas para disputar a Bezinha em 2023 também tem grande relevância no estado. O Nacional, que tem sede na capital paulista, teve um fraco desempenho na Série A3, sendo rebaixado junto com o Olímpia, que não disputa à primeira divisão desde 1993. Veja outros clubes que estarão na última divisão estadual e tem certa história em São Paulo.
Paulista de Jundiaí
Campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista teve seus momentos de glória entre 2005 e 2009, quando estava na Série A1 do Paulistão, além da Série B do Brasileirão e disputando a Copa Libertadores de 2006. No entanto, problemas financeiros e a decadência no futebol fizeram a equipe de Jundiaí ser rebaixado em todas as competições, chegando ao fundo do poço.
Em 2022, o Paulista chegou à última rodada da segunda fase do Paulistão Segunda Divisão com chances de classificação. Fora de casa, a equipe foi derrotada pela Penapolense por 1 a 0, dando adeus ao torneio, e na busca pelo acesso.
Penapolense
A equipe de Penápolis, inclusive, também está fora da disputa pelas duas vagas na Série A3 do Paulistão em 2023. No último domingo (21/08), a Pantera foi derrotada por 1 a 0 para o Itapirense, pelas quartas de final da competição.
O grande momento na história da Penapolense foi em 2014, quando chegou nas semifinais do Campeonato Paulista, após eliminar o São Paulo. Mesmo caindo para o Santos, o clube conseguiu a campanha suficiente para disputar pela segunda vez consecutiva o Brasileirão Série D, sendo eliminado na primeira fase.
XV de Jaú
Outra equipe eliminado nas quartas de final do estadual foi o XV de Jaú. A tradicional equipe do interior paulista caiu para o Flamengo Guarulhos, no Ninho do Corvo, com um gol nos acréscimos, e chega ao sétimo ano consecutivo sem conquistar o acesso.
O Galo de Jaú não participa do Paulistão da Série A1 desde 1996, e atualmente tem boas participações nos campeonatos das categorias de base.
Rio Branco
Clube centenário, o Rio Branco de Americana vive uma situação complicada, mas busca se reerguer. O alvinegro, que já ficou próximo do título estadual em 2003, teve um movimento para sua permanência eterna, após o rebaixamento para a Série A2 em 2011.
Devido à crise que a equipe viveu nos últimos anos, principalmente após o título da A3 em 2012, os rebaixamentos aconteceram, e na edição de 2022 da Bezinha, o Rio Branco conquistou apenas uma vitória em seis jogos, sendo eliminados na segunda fase da competição.
Inter de Bebedouro
Outra equipe centenária e tradicional no estado, a Inter de Bebedouro até conseguiu a classificação para as quartas de final da Bezinha na atual temporada. Porém, a derrota para o Sãocarlense por 2 a 1 em casa foi suficiente para eliminar o Lobo Vermelho da competição, devido os gols fora.
Mesmo com 116 anos de história, a Inter nunca disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista. Seu melhor desempenho foi na Série A2 de 1951, quando terminou em 4º lugar.
Taquaritinga
O Clube Atlético Taquaritinga ficou conhecido no cenário estadual na edição do Paulistão de 1983. Isto porquê o Leão teve ótimo desempenho contra os clubes da capital, vencendo o Corinthians e empatando com São Paulo e Palmeiras, a equipe ficou próxima da classificação para a segunda fase.
Depois de quase quatro décadas, o Taquaritinga não vem fazendo boas campanhas na Bezinha. Em 2022, o clube terminou na última posiçãoo de seu grupo, com apenas uma vitória (2 a 0 contra a Inter de Bebedouro em casa), e buscará no próximo ano o tão sonhado acesso, que não acontece desde 2011.
América
Por fim, o América de São José do Rio Preto é uma das equipes mais tradicionais do interior paulista, disputando até a Série A do Brasileirão. Devido aos problemas financeiros que atingiram o clube, o Mecão vive uma situação de reestruturação, não conseguindo um acesso desde 2015, e sem disputar a elite do Paulistão desde 2007.
Na última edição do Paulistão da Segunda divisão, o América foi eliminado na primeira fase, com uma fraca campanha no Grupo A, terminando em 4º com 8 pontos, doze atrás do Catanduva, terceiro colocado. Em 2012, o ex-BBB Hadybala esteve atuando como jogador do clube, entrando em campo em cinco partidas.