Dono de uma vasta experiência acompanhando o futebol, Eric Faria valorizou o empenho de Neymar vestindo a camisa da seleção brasileira. Como o camisa 10 surgiu em meio ao fim da trajetória de vários craques, o jornalista acredita que a missão de se tornar o líder da atual geração contou com uma série de dificuldades. Sendo assim, em sua visão, Ronaldinho Gaúcho poderia ter “passado o bastão” e facilitado o processo de transição no time verde e amarelo.
Além do ídolo do Barcelona, Eric Faria citou que Kaká e Adriano poderiam ter atuado ao lado de Neymar na Copa de 2014. Porém, desde o Mundial do Brasil, o atleta formado no Santos vem assumindo a responsabilidade de ser a referência técnica da seleção.
“A coisa que mais me espanta na carreira do Ronaldinho é ele ter jogado a última Copa dele com 26 anos. Jogou a última Copa na Alemanha e depois não jogou mais, cara. Um jogador desse tamanho, um gênio do futebol ter desistido tão cedo do futebol… poderia ter jogado a Copa de 2014 com 31 anos.“, disse no Charla Podcast.
“O Neymar carrega um peso na seleção brasileira além do que ele poderia ter feito. Ele não teve uma passagem de bastão de geração para geração. Kaká, Adriano e Ronaldinho eram três caras que se tivesse mais um pouquinho de carreira na seleção teriam dado sustentação para o Neymar. Há 12 anos, esse moleque tem que carregar a seleção brasileira nas costas. Ele não está carregando Polônia e nem Ucrânia, está carregando a maior seleção de todas. Tem um desgaste normal da imagem e com a imprensa. Há 12 anos, ele é o melhor jogador do futebol brasileiro. Imagina se ele joga em 2014 com o Ronaldinho Gaúcho bem fisicamente. Modric tem 36 anos, Messi tem 35 anos, Cristiano Ronaldo tem 37. Ronaldinho, Kaká e Adriano poderiam ter jogado em 2014 “, completou.
Neymar pode encaminhar futuro da seleção
Aos 30 anos, Neymar ainda possui lenha para queimar na carreira. Mesmo assim, Eric Faria acredita que o jogador pode iniciar o processo de preparar a próxima geração, já que nomes como Vinicius Junior, Raphinha e Antony vão estar à frente do próximo ciclo de Copa do Mundo após o torneio do Catar.
“Ele vai ser (inspiração) para o Vinicius, pro Raphinha, Pedro, Cunha, Antony… ele vai ser o cara”, completou.
🔎 Neymar (30 anos) é o jogador com mais participações em gols entre os 2.094 das TOP 5 ligas europeias em 22/23.
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) August 13, 2022
⚔️ 3 jogos
⚽️ 5 gols (!)
🅰️ 3 assistências
⏰ 33 mins p/ participar (!)
🔑 13 passes decisivos (!)
👟 5 chutes (5 no gol!)
💯 Nota SofaScore 9.40 (!)
Incrível! 😱👏 pic.twitter.com/cjR4PKEEiA