Em novembro desse ano, no Catar, vamos ter mais uma Copa do Mundo. O Catar, anfitrião da competição, dificilmente será campeão. Mas, em outras seis oportunidades, tivemos um anfitrião sendo campeão do mundial.
Para ser mais preciso, das oito seleções que já venceram a Copa do Mundo, apenas Brasil e Espanha nunca foram campeões em casa. As outras seis seleções, sempre tiveram pelo menos uma conquista ao lado do seu torcedor.
Veja abaixo todas as seleções que ganharam a Copa do Mundo jogando em casa:
Uruguai – 1930
A primeira seleção a ganhar uma Copa do Mundo em casa, foi logo no primeiro mundial da história. A primeira edição da Copa do Mundo foi disputada em 1930, no Uruguai. E os donos da casa ficaram com a taça.
Na época, com menos time, o mundial contou com apenas 13 participantes. Na primeira fase, foram 4 grupos. Três grupos com três seleções e um grupo com quatro seleções.
Uruguai estava no grupo 3, ao lado de Peru e Romênia. A celeste venceu as duas partidas (1 a 0 no Peru e 4 a 0 na Romênia) e avançou para a semifinal.
Na semifinal, goleou a Iugoslávia por 6 a 1 e na final, bateu a Argentina por 4 a 2.
Itália – 1934
Na segunda edição da Copa do Mundo, tivemos também a segunda seleção a ser campeã em casa. Disputada na Itália, a Copa de 1934 já contava com 16 participantes, mas em um formato diferente.
A fase de grupos foi descartada e a competição já começou direto nas oitavas de final, sendo 100% mata-mata.
Nas oitavas, a Itália goleou os Estados Unidos por 7 a 1. Nas quartas de final, empatou com a Espanha em 1 a 1. Na época, se terminasse empatado, tinha mais um jogo e não pênaltis. No jogo de desempate, as donas da casa venceram por 1 a 0.
Na semifinal, a Itália bateu a Áustria por 1 a 0. Na decisão, foi campeã em cima da Tchecoslováquia, vencendo a partida por 2 a 1.
Inglaterra – 1966
A Copa do Mundo só voltou a ter um anfitrião campeão, em 1966, com a Inglaterra. Nesta edição, eram 16 seleções, com 4 grupos.
A Inglaterra estava no grupo A, ao lado de Uruguai, França e México. Os donos da casa venceram o México por 2 a 0, a França por 2 a 0 e empataram com o Uruguai em 0 a 0. Com duas vitórias e um empate, avançaram para as quarta de final.
Nas quartas de final, venceram a Argentina por 1 a 0. Na semi, a Inglaterra bateu Portugal por 2 a 1 e na final, venceu a Alemanha por 4 a 2.
Alemanha – 1974
Em 1974 foi a vez da Alemanha sediar uma Copa do Mundo e ficar com a taça. Mais especificamente, a Alemanha Ocidental.
Ainda com 16 seleções e 4 grupos, a Alemanha Ocidental estava no grupo 1, junto com Alemanha Oriental, Chile e Austrália.
A Alemanha Ocidental venceu o Chile por 1 a 0, a Austrália por 3 a 0 e perdeu para a Alemanha Oriental por 1 a 0. Se classificou para a próxima fase, que não era mata-mata. Era uma nova fase de grupos com os classificados.
A Alemanha Ocidental estava no grupo da Polônia, Suécia e Iugoslávia. Venceu as três partidas (2 a 0 na Iugoslávia, 4 a 2 na Suécia e 1 a 0 na Polônia). Com isso, avançou para a final, contra a Holanda, vencendo o duelo por 2 a 1.
Argentina – 1978
Em 78, foi a vez dos nossos “hermanos” conseguir esse feito. Ainda no mesmo formato da Copa anterior, vencida pela Alemanha, a Argentina estava na primeira fase no grupo 1, ao lado de Itália, França e Hungria.
A Argentina venceu a Hungria por 2 a 1, a França por 2 a 1 e perdeu para a Itália por 1 a 0. Avançou em segundo do grupo e na próxima fase, estava no grupo B, ao lado de Brasil, Peru e Polônia.
Empatou com o Brasil em 0 a 0, venceu a Polônia por 2 a 0 e goleou o Peru por 6 a 0, em jogo polêmico. Os donos da casa enfrentaram o Peru na última rodada, precisando vencer por pelo menos 4 gols de diferença para superar o Brasil no saldo de gols. O goleiro peruano, Ramón Quiroga, era nascido na Argentina e poderia ter facilitado.
Na final, a Argentina venceu a Holanda por 3 a 1.
França – 1998
A última seleção a vencer uma Copa do Mundo em casa foi a França, em 1998. Já em um formato igual ao que é hoje, com 32 seleções, fase de grupos e mata-mata a partir das oitavas de final.
Na fase de grupos, a França de Zidane e companhia, estava no grupo C, ao lado de Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. Os donos da casa não tomaram conhecimento e venceram os três jogos (3 a 0 na África, 4 a 0 na Arábia e 2 a 1 na Dinamarca).
Nas oitavas de final, a França derrotou o Paraguai por 1 a 0. Nas quartas, a vítima foi a Itália, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Na semifinal, derrotou a Croácia por 2 a 1, e na final, bateu o Brasil por 3 a 0, com dois gols de Zidane.