Home Futebol 6 seleções que ganharam a Copa do Mundo jogando em casa

6 seleções que ganharam a Copa do Mundo jogando em casa

Apenas duas seleções campeões da Copa do Mundo não conseguiram título em casa

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Em novembro desse ano, no Catar, vamos ter mais uma Copa do Mundo. O Catar, anfitrião da competição, dificilmente será campeão. Mas, em outras seis oportunidades, tivemos um anfitrião sendo campeão do mundial.

Para ser mais preciso, das oito seleções que já venceram a Copa do Mundo, apenas Brasil e Espanha nunca foram campeões em casa. As outras seis seleções, sempre tiveram pelo menos uma conquista ao lado do seu torcedor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja abaixo todas as seleções que ganharam a Copa do Mundo jogando em casa:

Uruguai – 1930

A primeira seleção a ganhar uma Copa do Mundo em casa, foi logo no primeiro mundial da história. A primeira edição da Copa do Mundo foi disputada em 1930, no Uruguai. E os donos da casa ficaram com a taça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na época, com menos time, o mundial contou com apenas 13 participantes. Na primeira fase, foram 4 grupos. Três grupos com três seleções e um grupo com quatro seleções.

Uruguai estava no grupo 3, ao lado de Peru e Romênia. A celeste venceu as duas partidas (1 a 0 no Peru e 4 a 0 na Romênia) e avançou para a semifinal.

Na semifinal, goleou a Iugoslávia por 6 a 1 e na final, bateu a Argentina por 4 a 2.

PUBLICIDADE

Itália – 1934

Na segunda edição da Copa do Mundo, tivemos também a segunda seleção a ser campeã em casa. Disputada na Itália, a Copa de 1934 já contava com 16 participantes, mas em um formato diferente.

PUBLICIDADE

A fase de grupos foi descartada e a competição já começou direto nas oitavas de final, sendo 100% mata-mata.

Nas oitavas, a Itália goleou os Estados Unidos por 7 a 1. Nas quartas de final, empatou com a Espanha em 1 a 1. Na época, se terminasse empatado, tinha mais um jogo e não pênaltis. No jogo de desempate, as donas da casa venceram por 1 a 0.

Na semifinal, a Itália bateu a Áustria por 1 a 0. Na decisão, foi campeã em cima da Tchecoslováquia, vencendo a partida por 2 a 1.

Inglaterra – 1966

A Copa do Mundo só voltou a ter um anfitrião campeão, em 1966, com a Inglaterra. Nesta edição, eram 16 seleções, com 4 grupos.

PUBLICIDADE

A Inglaterra estava no grupo A, ao lado de Uruguai, França e México. Os donos da casa venceram o México por 2 a 0, a França por 2 a 0 e empataram com o Uruguai em 0 a 0. Com duas vitórias e um empate, avançaram para as quarta de final.

Nas quartas de final, venceram a Argentina por 1 a 0. Na semi, a Inglaterra bateu Portugal por 2 a 1 e na final, venceu a Alemanha por 4 a 2.

Alemanha – 1974

Em 1974 foi a vez da Alemanha sediar uma Copa do Mundo e ficar com a taça. Mais especificamente, a Alemanha Ocidental.

Ainda com 16 seleções e 4 grupos, a Alemanha Ocidental estava no grupo 1, junto com Alemanha Oriental, Chile e Austrália.

PUBLICIDADE

A Alemanha Ocidental venceu o Chile por 1 a 0, a Austrália por 3 a 0 e perdeu para a Alemanha Oriental por 1 a 0. Se classificou para a próxima fase, que não era mata-mata. Era uma nova fase de grupos com os classificados.

A Alemanha Ocidental estava no grupo da Polônia, Suécia e Iugoslávia. Venceu as três partidas (2 a 0 na Iugoslávia, 4 a 2 na Suécia e 1 a 0 na Polônia). Com isso, avançou para a final, contra a Holanda, vencendo o duelo por 2 a 1.

Argentina – 1978

Em 78, foi a vez dos nossos “hermanos” conseguir esse feito. Ainda no mesmo formato da Copa anterior, vencida pela Alemanha, a Argentina estava na primeira fase no grupo 1, ao lado de Itália, França e Hungria.

A Argentina venceu a Hungria por 2 a 1, a França por 2 a 1 e perdeu para a Itália por 1 a 0. Avançou em segundo do grupo e na próxima fase, estava no grupo B, ao lado de Brasil, Peru e Polônia.

PUBLICIDADE

Empatou com o Brasil em 0 a 0, venceu a Polônia por 2 a 0 e goleou o Peru por 6 a 0, em jogo polêmico. Os donos da casa enfrentaram o Peru na última rodada, precisando vencer por pelo menos 4 gols de diferença para superar o Brasil no saldo de gols. O goleiro peruano, Ramón Quiroga, era nascido na Argentina e poderia ter facilitado.

Na final, a Argentina venceu a Holanda por 3 a 1.

França – 1998

A última seleção a vencer uma Copa do Mundo em casa foi a França, em 1998. Já em um formato igual ao que é hoje, com 32 seleções, fase de grupos e mata-mata a partir das oitavas de final.

Na fase de grupos, a França de Zidane e companhia, estava no grupo C, ao lado de Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. Os donos da casa não tomaram conhecimento e venceram os três jogos (3 a 0 na África, 4 a 0 na Arábia e 2 a 1 na Dinamarca).

PUBLICIDADE

Nas oitavas de final, a França derrotou o Paraguai por 1 a 0. Nas quartas, a vítima foi a Itália, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Na semifinal, derrotou a Croácia por 2 a 1, e na final, bateu o Brasil por 3 a 0, com dois gols de Zidane.

Better Collective