A LaLiga vai começar. A temporada 2022-23 terá o seu pontapé inicial neste final-de-semana. Assim, o Barcelona se reforçou bem para recuperar o título que não conquista desde 2018-19. O clube catalão pode iniciar uma nova era com uma dupla de ataque de potencial, cujo investimento foi grande. O Barcelona do técnico Xavi estreará em LaLiga no Camp Nou neste sábado (13), contra o Rayo Vallecano, às 16h (horário de Brasília).
Mesmo que o Barcelona não esteja na sua melhor fase em termos de finanças e encontre dificuldades para as inscrições dos novos jogadores, ainda assim o clube blaugrano conseguiu trazer para a nova temporada dois dos reforços mais badalados e cobiçados da atualidade. Dessa forma, Robert Lewandowski e Raphinha são os chamarizes da equipe para os olhares do mundo.
Lewa e Raphinha já desencantaram na pré-temporada
O atacante polonês chega do Bayern de Munique depois de duas Bolas de Ouro de melhor do mundo e oito anos de êxito pela equipe bávara. Nesse sentido, o Barcelona desembolsou 45 milhões de euros (cerca de R$ 245 milhões) para tirar o centroavante da Alemanha. Posteriormente, terá que pagar mais cinco milhões de euros caso metas sejam atingidas. Lewandowski já marcou seu primeiro gol pelo Barcelona, onde ficará até 2026. Desse modo, o camisa 9 balançou as redes no Troféu Joan Gamper, o primeiro da goleada de 6 a 0 sobre o Pumas no Camp Nou, no último domingo (07).
Já Raphinha chegou do Leeds United valorizado, logo após conquistar seu espaço no futebol europeu e também na Seleção Brasileira. O gaúcho do bairro Restinga em Porto Alegre custou 58 milhões de euros (R$ 316 milhões), assinando contrato até junho de 2027. O atacante se destacou na pré-temporada do Barcelona nos Estados Unidos. Dessa forma, balançou as redes na goleada por 6 a 0 sobre o Inter Miami e foi o autor do golaço da vitória por 1 a 0 sobre o Real Madrid em seu primeiro “El Clasico”.
Reforços do Barcelona ainda não podem jogar em LaLiga
Os outros reforços contratados pelo Barcelona foram o zagueiro francês Jules Koundé, o meia marfinense Franck Kessié e o defensor dinamarquês Andreas Christensen. Além disso, o lateral-esquerdo Marcos Alonso, do Chelsea, está próximo de acertar com o time azul e grená. Ao todo, foram cerca de 153 milhões de euros investidos. No entanto, estes e mais a dupla Lewandowski e Raphinha ainda estão impossibilitados de jogarem o Campeonato Espanhol.
Afinal, a equipe culé enfrenta uma grande crise e não se enquadrou no fair play financeiro de LaLiga. Ou seja, as contratações e salários superam as estimativas de receita do clube. Dessa forma, o Barça está proibido de realizar inscrições de novos atletas. Assim, o Barcelona tenta vender alguns ativos, obter patrocínios, propor reduções de vencimentos para Piqué e Busquets e negociar jogadores como Memphis Depay e De Jong.
O clube catalão tem até o dia 31 de agosto para resolver suas pendências, pois a data é a última antes do fechamento da janela de transferências. Inclusive, os contratos de Christensen e Kessié, que vieram sem custos, possuem uma cláusula de rescisão caso não sejam inscritos na competição.