Home Futebol Dorival Júnior tem início superior a Jorge Jesus no Flamengo; veja os números

Dorival Júnior tem início superior a Jorge Jesus no Flamengo; veja os números

Flamengo está vivo nas três competições principais em 2022 e sonha com taças

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

O começo de trajetória de Dorival Júnior no Flamengo é animador. Além de ótimo desempenho, a equipe apresenta resultados convincentes que faz a torcida sonhar com títulos em 2022. Depois de viver um primeiro semestre conturbado no comando de Paulo Sousa, o Rubro-Negro conseguiu “arrumar a casa” e reagir na parte decisiva do ano.

O sucesso inicial de Dorival é tão grande que ele superou Jorge Jesus em números. Desde que o ‘Mister’ deixou o clube em 2020, todos os treinadores seguintes tiveram que lidar com seu “fantasma”. Aos poucos o treinador brasileiro vai superando esse “trauma” e construindo sua própria história no Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 16 jogos, Dorival soma 11 vitórias, um empate e quatro derrotas, com 33 gols marcados e 12 sofridos, um aproveitamento de 70,8%. Mais do que os números, os méritos se passam também pelas grandes classificações contra Tolima e Atlético-MG, em Libertadores e Copa do Brasil, e pelo desempenho. Ele mudou o esquema tático e conseguiu potencializar as individualidades do time.

Para efeito de comparação, neste mesmo recorte de jogos, Jorge Jesus conquistou 10 vitórias, quatro empates, dois empates, além de 34 gols marcados e 11 sofridos. O aproveitamento é o mesmo, mas o português enfrentou a eliminação na Copa do Brasil para o Athletico Paranaense logo no início de seu trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dorival chegou em um contexto de muita pressão. Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Paulo Sousa enfrentaram pressão de diversas formas, mas o atual técnico do Flamengo teve que lidar com a soma de resultados negativos que se acumularam no clube desde o ano passado, além de problemas nos bastidores.

O Flamengo está vivo nas três competições: Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Brasileirão Série A. O treinador explicou o que procurou fazer logo após sua chegada no clube:

“Quando você assume o comando de uma equipe, primeiro precisa buscar um norte. Nada do que eu fale, eu vá fazer uma comparação com o trabalho anterior (de Paulo Sousa). Respeito todo o trabalho. Quando você assume o clube, tem consciência do momento da equipe. Respeito os que estavam aqui. Você dá um norte aos jogadores. Você mostra isso em vídeos, mensagens, movimentos e mostra isso em campo, isso é o trabalho tático”, explicou Dorival, que completou:

PUBLICIDADE

“Natural que com o calendário maluco, a dificuldade é muito grande. Mas todo tempo possível é aproveitado. Eles perceberam coisas positivas. Ajustes nós fizemos, principalmente com o Arrascaeta que é um jogador de grande nível. Se continuar jogando assim, sabemos que coisas incríveis aconteceram. É um trabalho em conjunto. Abordamos todos os aspectos possíveis para melhorar. Eles vêm acreditando, as coisas vêm se abrindo e mostramos apresentações como estamos mostrando”, explicou o treinador do Flamengo.

PUBLICIDADE
Better Collective