Principal goleador do Santos no Brasileirão e referência ofensiva do time, o centroavante Marcos Leonardo é também o jogador que mais apanha na competição. Até agora, ele sofreu 46 faltas, o que dá uma média de 2,56 a cada uma das 18 partidas que disputou. Depois dele, Léo Baptistão é o mais caçado, com 33 faltas sofridas.
O número que impressiona mais, contudo, é que Marcos Leonardo recebeu mais de 15% de todas as faltas sofridas pelo Peixe: foram 284, o quinto time que mais apanha, atrás de Avaí, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. Ou seja: de cada 20 faltas sofridas pelo Santos, três são em cima do seu camisa 9.
Curiosamente, o perfil brigador no ataque faz com que Marcos Leonardo seja o quarto jogador do Santos que mais comete faltas: foram 20, atrás apenas de jogadores que têm função mais defensiva: Rodrigo Fernández (44 faltas), Vinícius Zanocelo (30) e Jhojan Julio (21). O volante, aliás, lidera a estatística individual, como o jogador mais faltoso do torneio.
O técnico Lisca não cansa de elogiar seu camisa 9, “Tem 19 anos e 100 jogos. Não é mais menino. É titular, destaque da seleção brasileira sub-20 e todo o mercado fala dele. Ele é Menino da Vila emblematicamente, mas é um homem”, afirmou o técnico logo em sua chegada ao Peixe.
Se toma 15% das faltas, Marcos Leonardo participa de mais de um terço dos gols do Peixe: marcou 8 e deu uma assistência entre os 24 gols marcados até agora.
Com 27 pontos, o Santos começa a 21ª rodada do Brasileirão em nono lugar, no meio do caminho entre o céu e o inferno: está seis pontos atrás do Internacional, sexto colocado e último na zona de classificação para a Librtadores, e sete acima do Cuiabá, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento.
O time seca adversários diretos durante o fim de semana e entra em campo apenas na segunda-feira, no encerramento da rodada, diante do Coritiba. O jogo será às 20h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.