Do goleiro ao atacante e até no banco de reservas o PSG conta com grandes estrelas do futebol mundial. Com um elenco com tantas estrelas, o vestiário é um dos fatores mais importantes para a busca do sucesso. Nas últimas temporadas, a imprensa francesa noticiou sobre algumas supostas polêmicas de bastidores na equipe de Paris, o que gerou até um pronunciamento de Neymar, em episódio que envolveu Gianluigi Donnarumma.
Christophe Galtier revelou quem é um dos grandes líderes do vestiário do PSG. Trata-se de Sergio Ramos, um dos maiores ídolos da história do Real Madrid e que foi contratato pelo clube francês para ser referência.
“Sergio Ramos faz parte dos ‘executivos de vestiário’. Por hábito, sei que esse perfil de jogadores traz a exigência do altíssimo nível, quer joguem ou não. Você não pode ter uma carreira (de alto nível) sem ser exemplar, exigente e muito profissional. É automaticamente parte do processo. Já aconteceu comigo em diferentes clubes que os executivos não jogam, por causa da competição, mas sempre confio nesse perfil de jogador com uma carreira extraordinária, e o que eles devem trazer em termos de profissionalismo para outros e para mim”, relatou o treinador do PSG.
Contratado na mesma janela de Lionel Messi, antes do início da temporada passada, Sergio Ramos não teve um primeiro ano fácil no Paris Saint-Germain. Ele se machucou durante grande parte do tempo e não esteve disponível em muitos jogos decisivos. Galtier comentou sobre a parte física do zagueiro:
“O Sergio Ramos fez uma preparação completa, não perdeu nenhum treino, está bem, está trabalhando. Ele teve um choque no quadríceps durante a Supercopa, perguntei duas vezes se ele conseguia terminar o jogo e como ele é um grande competidor, ele queria finalizar mesmo que estivesse com dor. Para mostrar que está pronto para ser eficiente e disponível”, explicou o treinador do PSG.
As expectativas são grandes para a temporada 2022/23. Com a base de craques mantida, inclusive Neymar, e novos reforços, o PSG deve brigar forte pela Champions League e dominar o cenário francês. A estreia no Campeonato Francês acontece neste sábado (6), contra o Clermont, às 16h (de Brasília).
Galtier falou sobre a pré-temporada do PSG: “A seriedade, o estado de espírito. Os jogadores estiveram muito disponíveis nos treinos, tanto concentrados como participando na preparação dos jogos, este sistema que eu queria colocar em prática, a troca, o trabalho de vídeo, as correções, e também tinham ideias para apresentar e, nesse sentido, foi interessante”, explicou ele.