A franquia Warcraft está bastante ocupada no momento, com vários lançamentos em várias plataformas sendo desenvolvidos.
No entanto, um projeto de Warcraft, um jogo para celular sem título desenvolvido pela Blizzard e seu parceiro chinês NetEase, recebeu o cancelamento antes mesmo de ver a luz.
O jogo cancelado, codinome Neptune, deveria ser um novo MMORPG ambientado no universo Warcraft.
Evidentemente, Neptune não era simplesmente um lançamento mobile de World of Warcraft, e sim um novo jogo ambientado em um novo período do tempo.
O projeto foi mantido em sigilo, portanto, poucas informações são conhecidas sobre ele além do fato de estar em desenvolvimento há três anos.
Neptune foi descartado devido a divergências sobre termos de financiamento e monetização, o que acabou levando ao término do projeto.
Mais de 100 desenvolvedores designados para o jogo móvel pela NetEase ficaram desempregados, infelizmente, apenas alguns foram transferidos para outros projetos.
Tanto a NetEase quanto a Activision Blizzard não fizeram comentários sobre a situação.
Está disputa levanta questões quanto à longevidade da parceria da Blizzard com a NetEase.
Como a segunda maior gigante chinesa de jogos depois da Tencent, a NetEase trabalha com a Blizzard há mais de uma década como editora de Warcraft, Diablo e outras franquias da Blizzard no mercado chinês.
Foi também o co-criador de Diablo Immortal, o mais recente título móvel controverso e bem-sucedido da Blizzard.
Se essa disputa interferir em sua parceria, isso pode afetar o sucesso da Blizzard no enorme mercado chinês, ou pode simplesmente começar a fazer parceria com a Tencent, rival da NetEase, que trabalhou com a Activision no passado para lançar Call of Duty na China.
É importante notar que este projeto de Warcraft cancelado ainda não afetou nenhum dos outros jogos da Blizzard.
A Blizzard ainda está desenvolvendo Warcraft Arclight Rumble, um jogo de estratégia móvel anunciado em maio, que atualmente está em teste beta.
A disputa com a NetEase provavelmente não afetará o lançamento do jogo fora dos mercados chineses.
Independentemente desse obstáculo na estrada, Warcraft parece ter um futuro brilhante.
Além de Warcraft Arclight Rumble, Hearthstone acaba de lançar o novo conjunto de cartas Murder at Castle Nathria, Wrath of the Lich King Classic será lançado em setembro e World of Warcraft: Dragonflight será lançado antes do final do ano.
Fora da franquia, a Blizzard está a caminho de lançar Overwatch 2 e Diablo 4 em sua totalidade no próximo ano. Apesar das controvérsias em que a Blizzard se envolveu nos últimos anos, parece que Warcraft está se recuperando lentamente do dano causado pela liderança anterior.