O Flamengo abriu uma larga vantagem sobre o Corinthians pelas quartas-de-final da Libertadores. Assim, a vitória por 2 a 0 do rubro-negro nesta terça (2) permite que a equipe de Dorival Júnior possa perder por até um gol de diferença na semana que vem. A partida de volta acontecerá na próxima terça-feira (9), no Maracanã.
Os dois gols marcados sobre o Corinthians fizeram o Flamengo subir na artilharia histórica da Libertadores. Afinal, o rubro-negro se tornou a terceira equipe brasileira com mais tentos na competição continental. Dessa forma, Arrascaeta e Gabigol, os responsáveis pelo triunfo em Itaquera, ajudaram o Flamengo a chegar aos 308 gols em todas as edições da Libertadores que disputou.
Nesse sentido, o Flamengo subiu duas posições somente na noite desta terça contra o Corinthians. Anteriormente, estava na quinta colocação do ranking da artilharia histórica da Libertadores entre os brasileiros. Desse modo, saltou para o terceiro lugar, ultrapassando Cruzeiro e São Paulo. Afinal, as duas equipes estão empatadas com 307 gols.
Flamengo pode se tornar o segundo ainda nesta edição
Portanto, o Flamengo está a apenas 10 tentos de igualar os 318 do Grêmio, o segundo colocado da relação. Porém, ainda muito distante do Palmeiras e seus 425 gols, o primeiro colocado disparado da artilharia histórica da Libertadores entre os clubes do país.
Juntando todas as equipes, o Flamengo é o 12° colocado. Assim, o River Plate é o time que mais fez gols na história da Libertadores, com 634 em 381 jogos. O segundo colocado é o Nacional do Uruguai, que marcou 566 vezes em 407 partidas.
Além disso, Gabigol marcou ontem o seu 28° gol no torneio. Por conta disso, está a apenas um de igualar Luizão, o maior artilheiro da Libertadores entre os brasileiros.
Confira o ranking dos 10 times brasileiros com mais gols na Libertadores.
1º – Palmeiras – 425 gols
2º – Grêmio – 318 gols
3º – Flamengo – 308 gols
4º – Cruzeiro e São Paulo – 307 gols
6º – Santos – 287 gols
7º – Corinthians – 216 gols
8º – Internacional – 202 gols
9º – Atlético-MG – 169 gols
10º – Athletico-PR – 100 gols