Ainda sem local definido, o Flamengo projeta a construção do maior estádio do Brasil. De acordo com seus dirigentes, a projeção é que o estádio comporte de 80 a 100 mil pessoas. Tais capacidades de público dariam ao Mengão um estádio maior que o Maracanã.
Flamengo está nas fases iniciais do planejamento do estádio
O projeto em si só será realizado após a definição da escolha do local, por isso segue nas fases embrionárias. Apesar de algumas áreas terem sido mapeadas pelo Flamengo, a preferência do clube é pelo terreno do Gasômetro, que hoje pertence a Caixa Econômica Federal. Os dirigentes aguardam uma análise do banco para avaliar a viabilidade de compra do local.
Caso o Flamengo opte pelo terreno do Gasômetro, a estimativa é que ali seja possível a construção de um estádio que comporte até 80 mil pessoas, mas seria necessária uma estrutura mais vertical da construção.
Parte dos dirigentes defende a idéia do Rubro-Negro estruturar um estádio ainda maior com capacidade para 110 mil pessoas, mas tal decisão impactaria nas finanças do clube e na escolha de um terreno ainda maior.
Outra área de interesse do Mengão está na zona do Porto, mas ainda não há muitos detalhes sobre este mapeamento.
Projeto de viabilização do estádio
A escolha do local do estádio dependerá de inúmeros fatores. Entre os principais, podemos destacar:
- Capacidade de torcedores no estádio;
- Proximidade do centro e de grandes áreas comerciais;
- Transporte público com acesso facilitado;
- Possibilidade de financiamento da área escolhida;
- Parcerias com empresas no processo de construção e utilização do estádio.
Concessão do Maracanã até a entrega do novo estádio
Rodolfo Landin, entrevistado pelo jornalista Mauro César, demonstrou interesse do Flamengo em permanecer com a concessão do Maracanã, já que a entrega final do estádio levaria muito tempo. Para o dirigente, o projeto de construção do novo estádio é um caminho sem volta.
Enquanto o local do estádio não é definido, a torcida flamenguista já começou a sonhar e especular nas mídias sociais como o novo templo deve ser.