Quando questionado em junho de 2020 acerca de possíveis substituições de Sebastian Vettel, o chefe da Aston Martin Mike Krack disse: “Basta olhar para o desempenho dele na pista, como ele se comporta em reuniões e briefings. Se ele não quisesse continuar aqui, acho que teria se comportado de forma diferente. Ele dá o seu melhor desde a primeira volta na Fórmula 1. Quando tenho um piloto como Vettel na minha equipe, sempre tento mantê-lo”.
De lá para cá, as coisas mudaram bastante. Para só ficar no extrapista, a conduta de Vettel em reuniões de pilotos, por exemplo, não tem sido uma das mais exemplares. Na Áustria, há três semanas, o alemão abandonou o encontro com a FIA no meio das discussões. Assim, o anúncio de aposentadoria de Vettel nesta quinta não surpreendeu especialistas da F1.
É verdade que tudo parecia indicar que o tetracampeão continuaria. O mesmo Vettel disse há uma semana que gostaria de continuar. Porém, o quadro mudou. O piloto se aposenta da F1 no final desta temporada – o que deixa um lugar livre na Aston Martin. Então, a pergunta que se levanta agora é: quem assumirá?
Fernando Alonso, substituto de Vettel na Aston Martin da Fórmula 1?
Segundo o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, Fernando Alonso poderia ser um piloto desejável para acompanhar Lance Stroll. O investidor e pai de Lance, Lawrence Stroll, quer ter o retorno em seu projeto na Aston Martin. A equipe necessitará de um novo líder com experiência. E Alonso, com o ânimo e a fome que Vettel já não possui, seria visto com bons olhos.
Por seu lado, Fernando Alonso tem dito que se sente em casa na Alpine. Mas, provavelmente a partir da parada na F1, irá ouvir ofertas. Por enquanto, os resultados ruins da Aston Martin não atraem o espanhol. Contudo, o aspecto positivo na equipe são as contratações recentes de engenheiros da Red Bull, como o ex-chefe de aerodinâmica Dan Fallows. Além disso, o plano da equipe é vencer o Mundial em três anos, ou seja, em 2025. Fernando Alonso tem contrato de dois anos com a Alpine.
Nas últimas semanas, antes mesmo da aposentadoria de Vettel, outros nomes foram fortemente especulados para ocupar eventual lugar na Aston Martin. Entre eles, o de Mick Schumacher, da Haas, e o de Daniel Ricciardo, da McLaren.