O mercado da bola está a todo vapor e os times europeus ainda possuem tempo para anunciar novas contratações. É o caso do Barcelona, que sonha com mais um reforço de peso para a temporada. Segundo o técnico Xavi Hernández, Azpilicueta seria uma peça essencial para fortalecer o seu elenco. Entretanto, a negociação pode ser um grande problema para o Barcelona.
Não é a primeira vez que o time catalão comandado por Xavi demonstra interesse no jogador. Por outro lado, o técnico Thomas Tuchel do Chelsea não é favorável a saída de Azpilicueta. Para ele, o craque pode não ser valorizado. “Não tenho certeza se o Barcelona vai dar a ele tudo o que merece. Então, não tenho certeza se quero dar a ele o que ele quer, pois ele é um grande jogador.”
Entendo a situação dele pessoalmente e profissionalmente. Mas não estou neste papel apenas para dar a ele o que ele quer. Sou um técnico do Chelsea, que quer fazer o melhor para o clube. É difícil para ele porque o outro clube está permanentemente em cima. Isso me incomoda um pouco. No dia primeiro de setembro, quando as coisas se acalmarem, ele poderá jogar em seu nível mais alto”, falou Tuchel.
Azpilicueta pelo Chelsea
Lateral-direito de origem, Azpilicueta por muitas vezes se aventurou não só do lado esquerdo, mas também na zaga. O espanhol capitão do Chelsea atuou pelo time inglês em 474 partidas. Nesse tempo, balançou a rede 17 vezes e fez 55 assistências, ótimos números para um defensor.
Em relação aos títulos, os números impressionam. Foram 9 taças levantadas ao longo de sua trajetória nos Blues. Entre elas, Azpilicueta conquistou o campeonato inglês duas vezes, 14/15 e 16/1, venceu uma Taça da Inglaterra e duas Ligas Europa.
Os títulos mais importantes da carreira do jogador são a Champions League de 20/21 e o Campeonato Mundial.