O Brasil está eliminado da Liga das Nações de Vôlei Masculino. O time foi derrotado pelos Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 20/25, 25/22, 25/23 e 25/17, em jogo pelas quartas de final da competição, em Bolonha, na Itália.
Como não há torneio de consolação, a equipe já deve viajar de volta ao Brasil até o fim da semana e logo retomar os treinos para o Campeonato Mundial, próxima tarefa da seleção, que será disputado de 26 de agosto a 11 de setembro, na Polônia e na Eslovênia.
No jogo desta quarta, o Brasil começou bem, quase sem cometer erros, e venceu o primeiro set com tranquilidade. Mas permitiu a reação dos norte-americanos a partir do segundo set, mostrando em vários momentos falta de concentração e descontrole emocional.
No quarto set, especialmente, o time oscilou demais: os Estados Unidos chegaram a abrir 12/5, depois o Brasil se aproximou e reduziu a desvantagem para 19/17, mas permitiu que o rival fechasse com seis pontos seguidos, a maioria decorrente de erros no ataque.
O ponteiro Leal, que jogou parte do último set como oposto, foi o maior pontuador da equipe, com 18 pontos. Lucarelli marcou 16 e o oposto Darlan, 13. O Brasil fechou sua participação com oito vitórias e cinco derrotas em 13 jogos – sendo duas para os EUA, que venceram na fase de classificação em Brasília.
“O nosso time se empenhou ao máximo, todos os atletas. O jogo foi decidido nos detalhes e mesmo no quarto set, que começou um pouco estranho, nós reagimos, mas não sustentamos. Claro que há muitos méritos do nosso adversário, mas tentamos o tempo todo e quem esteve dentro de quadra se doou por completo”, afirmou o técnico Renan dal Zotto.
Mundial daqui a pouco mais de um mês
A seleção não terá muito tempo pra consertar os problemas. Em 26 de agosto, o Brasil estreia no Mundial contra Cuba, em jogo pelo Grupo B – que conta ainda com Japão e Catar. Os dois primeiros colocados de cada grupo e mais quatro entre os seis terceiros avançam para fase de mata-matas.
“Sabemos onde pecamos, o que poderíamos ter feito melhor. No voleibol de hoje os detalhes são muito importantes, e hoje não soubemos aproveitar as oportunidades. Podemos melhorar em algumas coisas”, afirmou o ponteiro Lucarelli.
“Temos que seguir acreditando no processo e continuar trabalhando. Ainda temos o que evoluir e o nosso time mostrou mais uma vez que tem jogadores que podem fazer a diferença e mudar uma partida”, completou o levantador Bruninho, capitão do time.