Dentre as comemorações do 25º aniversário de Final Fantasy 7, o blog da Square Enix está analisando Final Fantasy 7 Remake capítulo por capítulo. Com isto, está fazendo perguntas aos desenvolvedores sobre o desenvolvimento do jogo. Atualmente a retrospectiva está no Capítulo 5, Perseguição Obstinada, que é quando a Tifa volta ao grupo principal.
Por ter o retorno de Tifa, uma das perguntas feitas foi justamente sobre como foi desenvolver o estilo de luta dela. Vale lembrar que ela é a única do grupo que se concentra no combate corpo a corpo, além de ser também a personagem mais rápida. Foi então que o diretor de batalha de Final Fantasy 7 Remake, Teruki Endo, revelou que ela era a personagem mais difícil de desenvolver no jogo, pois precisavam diferenciá-la dos demais personagens.
Desafios para diferenciar Tifa
Segundo Endo, eles queriam criar um sistema de batalha onde o jogador se divertisse de maneiras diferentes, trocando entre os personagens durante a batalha. Então, foram específicos sobre diferenciar as situações em que cada personagem se encaixaria.
Além disso, Endo disse que foi relativamente fácil diferenciar Cloud, Barret e Aerith, mas tiveram que pensar muito sobre quais características deveriam dar a Tifa. Ele afirmou: “Acho que conseguimos adicionar profundidade à mecânica de Tifa vinculando suas habilidades ao sistema de explosão, que é um dos pilares centrais das batalhas do FF7R.“
Por outro lado, vale lembrar que o Capítulo 5 é o primeiro no jogo a permitir que o jogador troque entre três personagens do grupo.
Questionado sobre qual personagem ele prefere, Endo respondeu de maneira aberta: “Como você pode imaginar, colocamos as batalhas neste capítulo junto com a expectativa de que os jogadores usariam muito Cloud, já que a história gira em torno dele. No entanto, qual personagem um jogador usa mais será diferente dependendo do seu estilo de jogo e outras preferências, então nós o projetamos para funcionar independentemente de quem você preferir.”
Com isto, agora sabemos que a Tifa foi uma personagem bem projetada para não ser somente “mais um no grupo”. E eu, particularmente, afirmo que é uma das personagens mais divertidas do jogo, principalmente na batalha contra o Weiss, no DLC INTERmission.