Jogador aposentado com passagens por Milan e Barcelona hoje atua como empresário fora dos gramados e teria gastado uma fortuna
O ex-jogador Maxi López, de 38 anos, é o novo dono do Birmingham, clube tradicional da Inglaterra que atualmente joga a segunda divisão. O argentino teria gastado uma fortuna pelo negócio e, com isso, se tornou o primeiro “hermano” a comprar uma equipe na Terra da Rainha. O anúncio definitivo é esperado para acontecer hoje (19).
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJheUVoS24yUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O astro aposentado com passagens por Vasco, River Plate, Barcelona e Milan terá de desembolsar uma fortuna no acordo. Ao lado do bilionário Paul Richardson, cujo patrimônio é de 1,5 bilhão de libras (R$ 9,7 bi), a dupla está disposta a pagar 36,6 milhões de libras (R$ 238,9 milhões) na aquisição, sendo metade para cada.
A compra da equipe encerra uma novela em torno das especulações que envolviam o futuro do clube. Isso porque, há algumas semanas, o empresário cambojano Vong Pech havia anunciado que queria vender a sua parte que tinha direito. Ele é o atual dono majoritário do Birmingham com 21.64% da fatia.
Maxi López já fala como novo dono do clube
Maxi López fez hoje a sua primeira aparição pública como novo proprietário do clube em evento com apoiadores e profissionais da imprensa. Em visita ao estádio St Andrew, o argentino posou para fotos e não esconder a felicidade em entrevista: “É um grande projeto e eu vejo muito potencial no time”, afirmou.
El ex futbolista Maxi López, se convierte en el primer Argentino de la historia en ser dueño de un club Inglés. Se convierte en el nuevo dueño del Birmingham City, actual club de la Championship. pic.twitter.com/6abEMy05U2
— Gary Erazo (@GaryErazo11) July 19, 2022
De acordo com o ex-Vasco, as conversas se iniciaram há cerca de um ano, que foi quando a sua aposentadoria como jogador foi confirmada. Desde então, participou de inúmeras reuniões até chegar ao estágio em que se encontra atualmente. “[O objetivo é] começar a crescer e levar de novo o clube ao lugar que merece”, concluiu.
Agora, os investidores esperam a aprovação da EFL (English Football League), a confederação de futebol do país, para poder concluir o acordo. A dupla especula que o tempo de espera até que haja uma definição da entidade é de três semanas. Ambos estão confiantes com o negócio.
O Birminghan está na segunda divisão da Inglaterra, a Championship, desde a temporada 2011/2012. Logo que caiu, até chegou a ensaiar um retorno à elite com uma 4ª colocação no torneio daquele ano, mas não conseguiu o acesso. A partir daí, as melhores campanhas na competição foram os dois 10º lugares em 2014/2015 e 2015/2016.