Após três dias seguidos de altas ondas, Tatiana Weston-Webb sagrou-se campeã da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, na manhã desta sexta-feira (15). Ela venceu a australiana Tyler Wright em um campeonato recheado de reviravoltas, interferências e pranchas quebradas.
Logo no primeiro minuto da final, as duas atletas surfaram boas ondas em sequência. A brasileira fez sete rasgadas fortes e bem conectadas, tirando 7.83. Enquanto isso, a australiana fez cinco boas manobras antes de finalizar com um lindo layback, o que lhe garantiu uma nota 7.50.
Após dez minutos de espera, Tati fez três batidas verticais na parte mais crítica do leap, mas não conseguiu a finalização, pois a onda correu demais. Mesmo assim, os juízes deram uma nota 8.50, reconhecendo o impacto das manobras no outside. Atrás dela, Tyler fez duas manobras sem muita expressão em uma onda mais gorda, conseguindo apenas 3.67.
8.50 nesta onda para Tati!
📺 Acompanhe o #FinalsDay pelo https://t.co/hRoBsZSfuo ou @sportv #WSLBrasil pic.twitter.com/ZIIQ6LvD62
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 15, 2022
Com um intervalo grande entre as séries, Tatiana Weston-Webb só voltou a pegar uma onda com 13 minutos para o fim da bateria. Com cinco rasgadas potentes e diversificadas, ela tirou um 9.00. A única nota mais alta entre as mulheres em J-Bay foi da própria brasileira, que conseguiu um 9.27 nas quartas.
Com menos de oito minutos para o final, a australiana precisava nada menos do que um dez para assumir a liderança. Mesmo com essa pressão, ela pegou uma onda longa e fez seis rasgadas com bastante amplitude e força, garantindo um 8.17. Apesar da boa nota, ela ainda precisava de um 9.33 para virar com menos de quatro minutos restantes no relógio, o que não foi tempo suficiente.
Assim, Tatiana Weston-Webb venceu seu quarto título na carreira e o segundo em 2022. Em março, ela havia ganhado a etapa de Portugal.
NOS BRAÇOS DO POVO, A RAINHA DAS ÁGUAS TATIANA!#WSLBrasil pic.twitter.com/oxQy62EJxW
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 15, 2022
Caminho até o título
Round 1: Tatiana Weston-Webb 13.33 x Lakey Peterson 12.97 x Tyler Wright 10.13
Quartas de final: Tatiana Weston-Webb 17.20 x Brisa Hennessy 13.67
Semifinal: Tatiana Weston-Webb 9.60 x Carissa Moore 5.50
Final: Tatiana Weston-Webb 17.50 x Tyler Wright 15.67
Com uma etapa faltando para a grande final em Trestles, três vagas no feminino continuam abertas, e várias surfistas estão na disputa, incluindo Tati, que agora ocupa a terceira colocação do ranking. Em J-Bay, a francesa Johanne Defay se juntou à Carissa Moore como as duas mulheres já classificadas para a WSL Finals.
A próxima etapa do Circuito Mundial acontecerá no Tahiti, entre os dias 11 e 21 de agosto.