A seleção brasileira de vôlei feminino está nas semifinais da Liga das Nações. A equipe venceu o Japão por 3 sets a 1 nesta quinta-feira, parciais de 29/27, 28/26, 20/25 e 25/14, e garantiu a classificação para enfrentar a Sérvia, no sábado, por uma vaga na decisão.
A ponteira Gabi, capitã do time, foi a maior pontuadora do Brasil, com 23 pontos, seguida pela oposta Kisy, com 20, e pela ponteira Julia Bergmann, com 17. A central Carol marcou 10 pontos, sendo 4 de bloqueio, fundamento em que lidera as estatísticas da competição.
Embora já esperasse um adversário forte na defesa, o Brasil sofreu muito para marcar pontos no começo do set. Com muitos erros e impaciência diante da dificuldade de botar a bola no chão, o Brasil chegou a estar perdendo por 21/14, mas, numa boa sequência de saques de Gabi, conseguiu se reencontrar e buscar o empate, para depois decidir o set com pontos de bloqueio.
A segunda parcial teve roteiro semelhante, com o Japão começando à frente e o Brasil correndo atrás, mas sem deixar as rivais abrirem muita vantagem. Ainda assim, o set seguiu equilibrado até o fim, mas novamente terminou com apertada vitória brasileira.
Já no terceiro set o Japão manteve a concentração e o Brasil, aparentando um pouco de cansaço, mas não conseguiu reagir e acabou cedendo a vitória á seleção asiática. Mas, no quarto set, as japonesas que pareceram cansadas e a seleção brasileira se aproveitou, vencendo com tranquilidade e fechando a partida sem dar chance às adversárias.
Foi a 11ª vitória do Brasil em 13 partidas pela Liga das Nações, e o quarto triunfo seguido contra uma equipe da Ásia. É ainda a quarta vez em quatro edições que o Brasil chega às semifinais do torneio, criado em 2018 para substituir o Grand Prix.
Naquele ano, o Brasil caiu nas semifinais diante dos Estados Unidos. Em 2019 e 2021, perdeu a decisão para o mesmo rival – que também venceu as brasileiras na final das Olimpíadas de Tóquio-2020. Foi ainda para as americanas uma das derrotas do Brasil na primeira fase deste ano – a outra foi diante da Itália.