Rafael Paciaroni quase não dá entrevistas e nem tem redes sociais. Por isso, quando ele fala é melhor escutar. Treinador de Bia Haddad Maia, desde 2019, o técnico revela alguns segredos da boa fase da brasileira de 26 anos.
“A Bia tem muito mérito em tudo que está colhendo. Sempre está disposta e tem uma humildade impressionante. Criamos um sistema de ‘bolinhas’ que são objetivos ao longo do dia. E ela está mais conectada com ela mesma.”, contou em entrevista a BandNews FM.
Além de elogiar a pupila, Paciaroni contou um pouco do trabalho na parte de informações das adversárias.
“Hoje em dia, na maioria das equipes, existe um trabalho de estatística e análise de vídeo. A maioria das top 100 tem esse trabalho por trás. Eu, por exemplo, quando estamos em torneio, separo uma parte do meu dia para estudar as adversárias. Desde a questão de jogo até o comportamento mental.”, explica Rafael na mesma entrevista.
Treinador tem livro publicado
Além do dia a dia na quadra, Paciaroni resolveu passar um pouco do que sabe, através dos livros. Ele e o preparador físico Rodrigo Urso são autores de “Tênis: novos caminhos para uma abordagem profissional” publicado pela editora Évora.
Segundo o Linkedin de Rafael, a obra:
“Tem como objetivo abordar temas relevantes para a atuação do profissional de tênis nas diferentes áreas que a modalidade abrange (aprendizagem motora, pedagogia, tática, biomecânica, preparação física, medicina, nutrição, psicologia, treinamento, deficiência e marketing), analisados por especialistas extremamente conceituados”.
Bia entre as 25 do mundo
E parece que todo esse processo tem dado resultado: na atualização do ranking da WTA desta segunda-feira, 11 de julho, Bia Haddad já aparece como 25 do mundo. No momento, ela aproveita a folga ao lado da família para jogar a última parte do circuito em quadra rápida. Pelo cronograma, Bia volta a jogar no WTA 500 de San Jose nos EUA como parte da preparação para o US Open.