Capitão do pentacampeonato com a seleção brasileira na Coreia/Japão, o ex-jogador Cafu é membro do comitê da Fifa para a Copa do Mundo 2022 no Catar, e revelou em um evento em São Paulo, que a entidade responsável por reger o futebol em escala global vislumbra com a possibilidade de escalar uma árbitra mulher em jogos relevantes no Mundial, incluindo a grande decisão.
“Não adianta ser qualquer jogo, tem que ser abertura ou mesmo a final. Nossa comissão quer colocar mulheres pra apitar jogos importantes. Não adianta colocar no sub-15, sub-16. Na Copa, não pode ser em jogo que não vale nada, como decisão do 3º e 4º lugar. Tem que ser na abertura da Copa ou até mesmo na final”, disse o lateral-direito do penta.
A presença de mulheres como árbitras na Copa do Mundo do Catar será um feito inédito na história dos mundiais. Ao todo, seis mulheres (três árbitras e três auxiliares) foram escolhidas para escreverem seus respectivos nomes na história, “destronando” um cenário de arbitragem 100% masculina em 92 anos de Copas.
Entre as seis, está a brasileira Neuza Inês Back, que será assistente. Ao todo, a Copa do Mundo do Catar terá 36 árbitros, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo (estes, todos homens).
Intitulado de Comitê de “Stakeholders”, o grupo em que Cafu faz parte, como representante brasileiro, conta com 22 membros, que se reúnem no objetivo de sugerir mudanças nas regras do futebol e ao mesmo tempo assessor a Fifa em tomadas de decisões.
Taffareeeeeeeel! 🤩
Há exatos 24 anos, o goleiro brilhava, o Brasil vencia a Holanda nos pênaltis e se classificava para a final da Copa do Mundo de 1998. 🇧🇷
Um momento que entrou para a história! #ge pic.twitter.com/y4LLnnqM9R
— ge (@geglobo) July 7, 2022
A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo do Catar no dia 24 de novembro, quando encara a Sérvia, no Estádio Nacional Lusail. O Grupo G ainda é complementado por Suíça e Camarões. O início do torneio será no dia 21 de novembro, com o embate entre Holanda e Senegal. O anfitrião Catar joga no mesmo dia, um pouco mais tarde, diante do Equador.