PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Martin Donnelly foi vítima de um dos acidentes mais terríveis da Fórmula 1

Martin Donnelly foi vítima de um dos acidentes mais terríveis da Fórmula 1

Britânico esteve entre a vida e a morte após grave acidente em Jerez de la Frontera; Recuperado, Donnelly se acidentaria novamente em 2019

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O britânico Martin Donnelly sofreu um dos acidentes mais terríveis da história da Fórmula 1, em um distante 28 de setembro de 1990. Na ocasião, o piloto buscava melhorar a sua marca no primeiro dia de classificação para o GP da Espanha, que era realizado no circuito de Jerez de la Frontera.

Donnelly perdeu o controle de sua Lotus-Lamborghini e se chocou com grande intensidade na curva Ferrari, um dos poucos pontos de alta do circuito espanhol. Com o impacto, o bólido se despedaçou e o piloto foi atirado para fora do cockpit.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
(O acidente não foi gravado em vídeo, porém as imagens fotográficas mostram a angústia do piloto britânico)

Ao perceber a gravidade do incidente, o brasileiro Nelson Piquet atravessou a sua Benetton no meio da pista para evitar que outros carros passassem pelo local. O então médico da categoria, Dr. Sid Watkins, ressuscitou o piloto que sofreu uma parada cardíaca no asfalto. Donnelly foi levado entre a vida e a morte para o centro médico do circuito.

O britânico sofreu traumatismo craniano e inúmeras fraturas nas duas pernas, na clavícula direita, na tíbia, na fíbula e no fêmur. O impacto também causou danos nos pulmões e no pescoço. Ao ter a condição estabilizada, o piloto da Lotus foi transferido para o Hospital Virgen del Roccio de Sevilha, onde ficou em coma por sete semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O retorno de Martin Donnelly

Recuperado, Martin Donnelly manteve a sua imagem associada ao automobilismo. O britânico testou uma Jordan em 1993 e pilotou o carro que quase o matou no festival de Goodwood. As condições físicas não permitiram um retorno à Fórmula 1 e desta forma, Donnelly disputou algumas categorias de carros de turismo e atuou como comissário convidado em algumas etapas da F-1.

No ano de 2019, o piloto passou por outra provação ao sofrer um acidente em uma corrida beneficente de motos na Irlanda. Martin, que na ocasião tinha 55 anos, correu o risco de ter a sua perna esquerda amputada devido a uma infecção após uma cirurgia. Vale lembrar, que o membro já tinha sido afetado em 1990.

Em dificuldades financeiras, o piloto contou com o apoio de alguns amigos durante o tratamento entre estes, Johnny Herbert, que fez uma vaquinha. O também britânico foi o substituto de Donnelly na Lotus em 1990.

PUBLICIDADE

Recuperado, Martin Donnelly não lamentou o acidente e o tratamento médico ao qual foi submetido. A corrida de exibição tinha uma causa nobre: angariar fundos para crianças em tratamento contra o câncer.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Better Collective