Flamengo conseguiu uma importante vitória fora de casa contra o Tolima; Andreas Pereira se despediu do rubro-negro com um gol espetacular
TOLIMA | 0-1 | FLAMENGO |
---|
Nesta quarta-feira (29), o desfalcado Flamengo superou o Tolima por 1 a 0 no Manuel Murillo Toro com golaço de Andreas Pereira no último dia de contrato do jogador com o rubro-negro. O jogo de volta do confronto válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores será realizado no dia 6 de julho, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Maracanã.
Nos primeiros movimentos da partida, a equipe rubro-negra teve maior controle da posse e trocava passes em busca de espaços no terço final do campo ofensivo. Nos primeiros dez minutos, a equipe colombiana conseguiu se segurar e não sofreu com finalizações.
Além disso, o Tolima assustou de vez aos 6′ quando Caicedo recebeu na área após bate-rebate e a bola morreu no canto direito do goleiro Santos. Porém, o VAR analisou o lance e marcou impedimento no lance.
A partir dos dez minutos, o comportamento do Tolima claramente foi modificado e os colombianos passaram a adiantar as linhas, pressionando a saída rubro-negra. No entanto, quando a equipe de Dorival Júnior começava a demonstrar dificuldade, Andreas Pereira descolou um verdadeiro golaço.
Gabigol tentou o domínio na área e a bola foi afastada, mas o volante conseguiu roubar e ajeitou para bater com mais de 20 metros de distância para acertar o ângulo esquerdo do goleiro Dominguez, deixando sua marca na despedida com a camisa rubro-negra. Na comemoração, tirou a camisa e desabafou com vários xingamentos.
Contudo, o gol sofrido acabou despertando o ímpeto ofensivo do Tolima que ameaçou em diversas oportunidades e assumiu o protagonismo do primeiro tempo. Aos 20′, Luis Miranda invadiu a área e chutou firme. Santos espalmou e Rodinei chegou antes de Lucumí para salvar o Flamengo.
Na sequência, Santos acabou se complicando na pressão da saída de bola e passou errado dentro da área para Rovira que chutou e acabou vendo Léo Pereira salvar em cima da linha. Caicedo tentou concluir e calcanhar e chutou para fora. Antes do intervalo, Lucumí recebeu dentro da área com espaço e chutou na rede pelo lado de fora.
O Flamengo chegou a acumular quase 70% de posse nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo, mas o Tolima conseguiu igualar o jogo neste fundamento e finalizou 10 vezes, explorando as atuações ruins de Diego e Thiago Maia.
Na etapa complementar, o primeiro momento de destaque foi o cartão amarelo tomado por Gabigol após entrevero com Riascos. Porém, mesmo com o controle da posse de bola em boa parte do segundo tempo, o Flamengo não conseguiu incomodar o Tolima.
A equipe de Dorival Júnior demonstrou muita lentidão nas construções ofensivas e não conseguiu finalizar no alvo. O técnico fez alterações e promoveu as entradas de Ayrton Lucas, Marinho e Lázaro para tentar segurar o resultado e apostar nos contra-ataques
O Tolima naturalmente passou a controlar mais a posse de bola, mas a equipe colombiana também encontrou problemas e teve apenas uma finalização de perigo: aos 38′, quando Meléndez cruzou para Lucumí chutar de primeira e parar na defesa de Santos.
Nos acréscimos, as duas equipes tiveram chances reais de perigo. Aos 46′, Meléndez cruzou pela direita e David Luiz cortou para escanteio. Na sequência. Riascos fez novo cruzamento e Santos espalmou. Antes do apito final, Arrascaeta serviu Pedro na medida e o atacante não aproveitou, chutando para fora.
FICHA TÉCNICA
TOLIMA 0-1 FLAMENGO
Data: 29/06/2022, 21:30
Estádio: Manuel Murillo Toro
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Andres Cunha (URU)
Gols: 1T 17′ A.Pereira (FLA)
Substituições – Tolima: D.Cataño (R.Garcia); M.Rangel (J.Caicedo); A.Meléndez (L.Miranda); G.Ramirez (R.Ureña)
Substituições – Flamengo: Ayrton Lucas (Diego); Marinho (E.Ribeiro); Lázaro (F.Luis); Matheuzinho (Rodinei); Pedro (Gabigol)
Tolima (4-3-3): Dominguez; Riascos, Quiñonez, Moya, Angulo; Rovira, Ureña, Garcia; Miranda, Mina, Caicedo (Técnico: Hernán Torres)
Flamengo (4-5-1): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, Diego Ribas, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol. (Técnico: Lucas Silvestre)