Em português, o piloto Lewis Hamilton se posicionou nesta terça-feira (28) para rebater a fala racista utilizada por Nelson Piquet para se referir a ele ao avaliar uma disputa entre o britânico e Max Verstappen, em prova da temporada passada. Na oportunidade, o ídolo do automobilismo brasileiro citou Hamilton como “neguinho”.
Em post no Twitter, Hamilton fez uma reflexão e cobrou uma mudança de postura das pessoas. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, postou o britânico, reforçando ainda mais o posicionamento com um novo tweet, classificando o pensamento de pessoas como Piquet de arcaico.
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou Hamilton.
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
A fala polêmica de Nelson Piquet sobre Hamilton foi dita em novembro do ano passado em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira. O trecho onde a lenda brasileira da Fórmula 1 chama o inglês de “neguinho” foi publicado pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, repercutiu fortemente e foi apontado como racismo do tricampeão.
“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem”, afirmou Nelson Piquet.
O Canal Enerto postou no YouTube um corte de uma entrevista que Nelson Piquet deu em 03/11/2021 para Ricardo Oliveira. No trecho, Nelson comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista. Confira: pic.twitter.com/FzKCJaPZPI
— Fofocas do Paddock (@fofocaspaddock) June 22, 2022