A declaração de Nelson Pique deste fim de semana continua repercutindo. Desta vez, fora do Brasil. Isso porque, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, o ex-piloto da Fórmula 1 criticou Lewis Hamilton por sua manobra na corrida que aconteceu em julho do ano passado.
“O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]”. O Senna não fez isso na Fórmula 1. O Senna saiu reto. O neguinho [referindo-se a Lewis Hamilton ] deixou carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fu* [ Verstappen]. Fez uma pu sacanagem”, disse Nelson Piquet.
Na imprensa internacional, o termo racista usado por Nelson Piquet ao falar sobre Lewis Hamilton, foi amplamente criticado. O jornal inglês ‘The Guardian’, que também cobre a Fórmula 1, classificou o termo como “inaceitável”, além de o portal ‘Halesowen News’ também dar a notícia no mesmo tom. Os diários alemães Speedweek e Sport 1 também trouxeram a notícia à tona, rechaçando a declaração, e trazendo a nota que a entidade deu contra Piquet. Na França, com o Ouest France e Le Parisien, também condenaram a situação.
Nas redes sociais, internautas criticaram a postura do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, sobre a fala contra Lewis Hamilton.
“Nelson Piquet chamou Lewis Hamilton de ‘neguinho’. Piquet é aquele típico cidadão bem e de família cujo filho causou um acidente de propósito na Fórmula 1 para prejudicar outras pessoas. O filho foi banido da Fórmula 1 e o Piquet deve milhões em impostos”, disse um internauta.
“Quem é piquet na fila do pão perto de Hamilton, na Fórmula 1?! Isso só mostra o quão rasteiro e invejoso é esse senhor que não teve talento suficiente e morre de inveja do grande campeão”, escreveu outro internauta.
Lewis Hamilton se prepara agora para o GP da Inglaterra, em Silverstone, onde é um dos grandes favoritos em todos os anos. Atualmente em 6º na classificação de pilotos da Fórmula 1, o britânico heptacampeão mundial deve continuar trabalhando para voltar à sequência de vitórias.