Em lista elaborada pela revista FourFourTwo, uma das mais conceituadas do mundo na área esportiva, os jogadores mais icônicos que marcaram época com suas respectivas numerações foram elencados. Dessa maneira, a camisa 10 foi alvo de uma disputa especial. Isso porque nomes como Pelé, Messi e Maradona estiveram na disputa. Apesar da forte concorrência, o brasileiro acabou desbancando os argentinos.
Pioneiro no grupo de craques que vestiram a 10, Pelé, na Copa de 1958, ficou com a camisa por acaso. Sendo assim, a partir do seu destaque no Mundial, os principais jogadores passaram a adotar o número, algo que ocorreu com Messi, Maradona, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.
“Diego Maradona vestiu o número 10. Lionel Messi, Dennis Bergkamp, Sergio Aguero, Wayne Rooney, Luka Modric, Mesut Ozil, Francesco Totti e Ronaldinho. Mas o original ainda é o melhor. Se Pelé tivesse usado outro número, quem sabe como seria o folclore desse número? Provavelmente o primeiro jogador a ser descrito como o maior de todos os tempos, a arte e o brilho da camisa estão enraizados no que Pelé fez com ela em 1958, 62 e 70“, afirmou o veículo.
É muito difícil colocar em números os feitos do Rei Pelé pela #SeleçãoBrasileira. O impacto da lenda vai muito além de gols, vitórias ou títulos. Ainda assim, essas estatísticas são impressionantes, não é mesmo? ⚽🇧🇷🔢#Pele80 #ORei80 pic.twitter.com/KwSox6iBgT
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 23, 2020
Além de Pelé, a lista contou com mais três brasileiros: Cafu, Ronaldo e Romário. Naturalmente, algumas escolhas foram óbvias, como Cristiano Ronaldo, que adotou passou a ter alcunha com as iniciais do seu nome e o número 7.
Veja abaixo as escolhas entre as camisas 1 e 11.
1 – Lev Yashin
2 – Cafu
3 – Paolo Maldini
4 – Pep Guardiola
5 – Zinedine Zidane
6 – Bobby Moore
7 – Cristiano Ronaldo
8 Andrés Iniesta
9 – Ronaldo
10 – Pelé
11 – Romário