Um acontecimento pouco usual marcou a rodada desta quarta-feira da Liga das Nações de Vôlei Masculino: a China foi derrotada por WO pela França, em jogo que seria disputado nesta quarta-feira, em Quezon, nas Filipinas. O motivo: os chineses sofrem com um surto de covid-19 no elenco e não tinham jogadores suficientes para colocar em quadra.
A China surpreendeu o Brasil durante a primeira semana de jogos, em Brasília, vencendo o time do técnico Renan dal Zotto por 3 a 0 – a única vitória até agora da equipe. Nesta etapa das Filipinas, a equipe ainda tem jogos marcados contra a Alemanha, nesta quinta-feira, a Argentina, na sexta, e a Itália, no domingo. A Federação Internacional de Volei (FIVB) não definiu se essas partidas poderão ser disputadas.
A cada semana de jogos, as seleções destacam 14 jogadores para as partidas. Não foram informados quais e quantos jogadores chineses testaram positivo.
A China teve apenas uma vitória, essa contra o Brasil, na primeira semana. Com a derrota por 3 a 0, com parciais de 25/0 nos três sets, a equipe está em penúltimo lugar na classificação, à frente apenas da Austrália, que perdeu todos os seus jogos.
Na semana que vem, a última da fase de classificação, os chineses jogam em Gdansk, na Polônia, contra a seleção da casa, Holanda, Bulgária e Sérvia.