Na tarde desta sexta-feira (17), a australiana Stephanie Gilmore venceu a etapa de El Salvador sobre a americana Lakey Peterson, conquistando seu 33º título em 18 competições distintas da WSL, um recorde entre as mulheres.
Na grande final, as duas surfistas tiveram dificuldade em encontrar boas ondas nos primeiros 25 minutos, com as pontuações não passando da casa dos 3 pontos. Ao longo da bateria, Peterson ficou mais ativa e surfou sete ondas, enquanto a estratégia de Gilmore foi ter paciência e procurar as melhores oportunidades.
Com 15 minutos restantes no relógio, a americana conseguiu a primeira pontuação significativa. Em uma onda pequena e complicada, ela conseguiu fazer cinco batidas e conquistou um 6.67. Quatro minutos depois, em uma onda mais limpa, a australiana também realizou cinco manobras, mas as duas primeiras foram mais verticais do que as da sua adversária, e com isso ela garantiu um 7.33.
Stephanie Gilmore (AUS) faz 7.33 nesta onda e está na frente nesta bateria de final contra a Lakey Peterson (EUA). #WSLBrasil
Assista ao vivo o #SurfCityElSalvadorPro em https://t.co/FgdJhbcBx4 pic.twitter.com/isadJTrnnC
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 17, 2022
Faltando 7 minutos para o fim, Peterson fez três rasgadas em uma onda sem muita parede, e tirou um 4.00 para compor sua segunda nota no somatório. Logo na sequência, Gilmore conseguiu três fortes manobras e arrancou um 5.67 dos juízes em uma onda pequena. Dessa forma, a americana precisava de 6.34 para virar nos minutos finais, mas nenhuma oportunidade se apresentou e Stephanie Gilmore ficou com o título.
Congratulations @Steph_gilmore, winner of the #SurfCityElSalvadorPro pres. by @corona.
Watch live, on https://t.co/ie0ZfMVLPY.@surfcity #ElSalvador pic.twitter.com/t1NSeToDTA— World Surf League (@wsl) June 17, 2022
Como é de costume nas etapas com direitas de point break, Stephanie Gilmore foi a surfista que mais se destacou em El Salvador. Ela conseguiu duas das três melhores notas do campeonato – ambas acima dos 8 pontos – e também obteve as melhores somatórias, com o 16.20 das quartas sendo a pontuação mais alta entre as mulheres.
Caminho até o título
Round 1: Stephanie Gilmore 8.34 x Johanne Defay 8.50 x Sally Fitzgibbons 12.87
Round de eliminação: Stephanie Gilmore 14.40 x Tatiana Weston-Webb 9.13
Quartas de final: Stephanie Gilmore 16.20 x Isabella Nichols 12.66
Semifinal: Stephanie Gilmore 14.50 x Caroline Marks 9.84
Final: Stephanie Gilmore 13.00 x Lakey Peterson 10.67
Com a vitória, Gilmore pula da sétima para a terceira colocação no ranking mundial. Enquanto isso, Peterson, que ficou com seu segundo vice no ano (o outro aconteceu em Portugal), vai para a quinta posição.
A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe acontece no Brasil. Entre os dias 23 e 30 de junho, a WSL realizará o Oi Rio Pro nas ondas de Saquarema.