Enquanto nos lados da Red Bull o final de semana foi de alegria, a tristeza e decepção tomam conta da Ferrari, principal concorrente na temporada. Isto porquê seus dois pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz abandonaram a prova no Azerbaijão, realizada neste domingo (12).
Logo no início do grande prêmio, Sergio Pérez fez ótima largada e ultrapassou Leclerc, que largou na pole. Até a oitava volta, a disputa pelas primeiras posições ficaram entre as duas equipes, mas logo o primeiro problema aconteceu. Sainz avisou no rádio que aconteceu um problema no carro, fazendo até um barulho, e precisando abandonar o GP.
Os problemas continuaram para os italianos, que fizeram Leclerc aproveitar o safety car virtual e ir ao pit stop. No entanto, a parada teve duração de 5.4 segundos, tempo alto sendo considerado a média na temporada. Mesmo assim, Leclerc assumiu a ponta da prova na volta 19, e o azar só aumentou para a Ferrari.
Na volta 20, uma após assumir a liderança, o motor de Charles Leclerc explodiu, e teve que abandonar a corrida. No cockpit, os engenheiros da equipe se revoltaram com a situação, e facilitou para o adversário conquistar a vitória.
Durante a temporada, é a primeira vez que a Ferrari não consegue pontuar em uma etapa na temporada 2022 da Fórmula 1. Em 2021, os dois pilotos até completaram o Grande Prêmio da França, mas fora da zona de pontos. Enquanto Leclerc terminou em 11º, o espanhol Sainz ficou em 16º.
Agora, o foco da equipe fica para o GP do Canadá, no próximo final de semana. Com a vantagem de Verstappen para Leclerc chegando a 34 pontos, a equipe italiana precisará encarar o desafio do circuito de Montreal para recuperar o desempenho na temporada.