Home Futebol Apesar de críticas da torcida, lateral do Corinthians é um dos líderes em assistências do Brasileirão

Apesar de críticas da torcida, lateral do Corinthians é um dos líderes em assistências do Brasileirão

Com cinco jogos como titular, Lucas Piton se destaca por sua qualidade no apoio ao ataque

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O Corinthians terminou a 9ª rodada do Brasileirão na liderança isolada, após vencer o Atlético-GO por a 1 a 0. O jogo aconteceu no estádio Antônio Accioly, o “Castelo do Dragão”, em Goiânia. O destaque do Timão foi o lateral-esquerdo Lucas Piton, que deu assistência para o gol marcado por Gustavo Mantuan. Desta forma, o jogador lidera o ranking de “garçons” do campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Três gols do Corinthians, no Brasileirão, nasceram de passes do lateral, que tem o mesmo número de assistências que Arrascaeta (Flamengo), Ignácio Fernandez (Atlético-MG), Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Palmeiras). O jogador da equipe alvinegra chegou à essa marca após sete jogos, sendo cinco como titular. Os demais fizeram oito partidas no Brasileirão Série A.

Conforme dados do site SofaScore, Lucas Piton teve a nota 7.6, atrás apenas de Gustavo Mantuan, autor do gol da vitória.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vítor Pereira analisa vitória sobre o Atlético-GO: "Valeu o espírito de equipe" Loading official content
Vítor Pereira analisa vitória sobre o Atlético-GO: "Valeu o espírito de equipe"
Técnico do Corinthians falou após vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO no Brasileirão.
0 seconds of 38 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:38
00:38
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Veja mais vídeos sobre S.C. Corinthians Paulista no OneFootball

Críticas injustas ao lateral do Corinthians?

Desde 2019 no time principal do Corinthians, Lucas Piton foi visto com desconfiança por parte da Fiel. O lateral era reconhecido pela qualidade no apoio ofensivo, porém com deficiências no setor defensivo.

Em relação aos números, o jogador se destacou entre os laterais que atuam na Série A do Brasileirão. Piton contabilizou:

  • 1 gol marcado;
  • 3 assistências;
  • 4 participações em gols;
  • 5 chances criadas

Lucas também se sobressaiu em alguns quesitos do Corinthians, além de progredir na defesa. Conforme dados do site Footstats, ele é o segundo jogador com mais desarmes certos do Timão, com 19 lances, atrás apenas de Du Queiroz, que também atua no alvinegro paulista. Em contrapartida, Piton não tem nenhum erro neste quesito, enquanto o volante falhou em cinco desarmes.

PUBLICIDADE

Nas interceptações, o lateral aparece em 8º, com três lances certos e um errado, com um aproveitamento de 75% de acertos.

PUBLICIDADE

Comparação com Guilherme Arana

Atualmente no Atlético-MG, Arana deixou seu nome marcado na história do Corinthians. Apesar de atuar na Seleção Brasileira, o também lateral, sofreu com a torcida do Timão, que o criticava por causa do seu desempenho na defesa.

Lucas Piton possui números similares aos de Guilherme Arana e por isso é questionado pela Fiel. O atual lateral do Corinthians tem dois gols marcados e 11 assistências em 78 jogos pelo clube, enquanto o jogador do Galo, balançou as redes em quatro oportunidades e concedeu 10 assistências, mas em 87 partidas.

Futuro longe do Corinthians?

Avaliado em 5 milhões de euros (cerca de R$ 25,3) pelo site Transfermarkt, Lucas Piton é visto como um jogador que pode ser vendido ao mercado europeu e render uma boa quantia financeira para os clubes.

O lateral, que tem 21 anos, tem contrato até dezembro de 2022 e a dupla cidadania ao seu favor, ou seja, não precisa ocupar vaga de jogadores extracomunitários. Vale citar que no ano passado, o atleta recebeu sondagens de clubes da Itália, que estavam interessados em contar com o seu futebol.

PUBLICIDADE
Better Collective