A contratação de Jorge Jesus como técnico do Fenerbahçe, da Turquia, foi anunciada oficialmente pelo clube na manhã desta quinta-feira. O contrato do português terá a duração de um ano e ele será apresentado amanhã (03), às 9h, no estádio Ülker, em Istambul.
Depois de sair do Flamengo com a glória de ter levado a equipe a quatro grandes conquistas em apenas uma temporada, Jorge Jesus foi contratado pelo Benfica. Desde então, o noticiário brasileiro e internacional menciona brasileiros que o português teria interesse em contratar.
Agora, a caminho da Turquia, a lista mudou. Entre os nomes cogitados por Jesus estão o de Gabigol e o do multicampeão Marcelo.
Brasileiros que Jorge Jesus teve interesse em contratar após deixar Flamengo
Jorge Jesus fez história no Brasil ao levar o Flamengo a conquistar quatro títulos somente entre as temporadas de 2018 e 2019: Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil, Libertadores da América e Recopa Sul-Americana. Além dos troféus que levantou no comando do clube carioca, o treinador ainda encaminhou a equipe à disputa do Mundial de Clubes, na mesma temporada.
Desde que rompeu com a equipe, em meados de 2020, e tomou a frente do Benfica, a mídia europeia levantou uma série de jogadores que poderiam ser reforços para o time dali em diante. Estes eram:
Bruno Henrique
Ao chegar no clube português, Jorge Jesus considerou a contratação do atacante flamenguista Bruno Henrique, que, à época, tinha 29 anos. No entanto, alguns fatores como a duração de seu contrato com o Flamengo, que termina apenas em dezembro de 2023, e uma multa rescisória no valor que, em 2020, equivalia a R$ 213,5 milhões, inviabilizaram o acordo.
Gerson
Outro jogador brasileiro e flamenguista que Jorge Jesus pensou em levar para o Benfica foi o meia Gerson. Na época, o jornal “O Jogo” divulgou que o clube português ofertou ao Flamengo 40 milhões de euros pela contratação de Gerson e Bruno Henrique, mas não era interessante para o time brasileiro. Ex-jogador da Roma e da Fiorentina, o atleta permaneceu no Mengo até 2021, quando foi contratado pelo Olympique de Marseille, da França.
Lucas Veríssimo
Não foram somente os flamenguistas que chamaram a atenção de Jorge Jesus quando esteve no Brasil. O santista Lucas Veríssimo foi uma das sugestões que o treinador apresentou ao presidente do time português, e esta teve sucesso! Embora o acordo não tenha sido imediato, no início de 2021 a negociação do zagueiro pelo valor equivalente a R$ 41 milhões na cotação da época foi anunciada. A transferência do jogador ocorreu em fevereiro, um mês depois do anúncio, pra que ele pudesse estar presente na final da Libertadores, contra o Palmeiras.
Rafinha
Jogador do Flamengo durante a liderança de Jorge Jesus, Rafinha foi outra opção que o português apresentou ao Benfica. Com 34 anos na época, o lateral-direito já havia passado por clubes europeus e tinha o desejo de voltar. As negociações, no entanto, não foram adiante. Após deixar o time carioca, o jogador de fato retornou à Europa: em agosto de 2020 assinou com o Olympiaco, da Grécia, mas retornou em fevereiro de 2021 após rescindir o contrato.
Quais brasileiros Jesus quer levar para a Turquia?
Logo após Jorge Jesus ser anunciado oficialmente pelo clube Fenerbahçe, a mídia internacional e jornais brasileiros já começaram a apontar para nomes que seriam do interesse do treinador. São estes:
Willian
De acordo com o jornal turco Fanatik, um dos possíveis reforços que Jorge Jesus tem interesse em levar para a Turquia é o atacante Willian, do Corinthians. O momento pelo qual o jogador está passando no clube pode indicar que a contratação seja viável.
Gabigol
Outro atacante que está nos planos de Jorge Jesus para a equipe turca é Gabigol. Segundo a CNN do país, o Fenerbahçe está estudando a contratação do flamenguista que já esteve sob a batuta do treinador.
Marcelo
Um dos primeiros pedidos que o técnico português fez ao ser anunciado no time turco foi a contratação do lateral-esquerdo Marcelo. O maior campeão da História do futebol madrilenho, que anunciou a saída do Real Madrid após a vitória contra o Liverpool no último sábado (28), no entanto, já afirmou que não tem pressa para pensar em seus próximos passos.