Christian Horner, chefe da Red Bull, assegurou que não irá favorecer nenhum dos dois pilotos na disputa interna pelo título Mundial. De acordo com ele, o relevante é garantir que a equipe saia vitoriosa.
“Não importa para nós qual deles será campeão. Claro, o de construtores é muito importante. Mas seja Max (Verstappen) ou Checo (Pérez), ambos são pilotos da Red Bull, e eles têm a mesma chance. Claro, é uma temporada muito longa, com seus altos e baixos. Mas é ótimo ter ambos ali na briga”, afirmou Horner.
Pérez se estabeleceu como concorrente ao título após a vitória no Grande Prêmio de Mônaco no último domingo (29). O mexicano está agora com 110 pontos no Mundial de Pilotos, quinze atrás do líder e companheiro de equipe, Max Verstappen, que tem 125. Entre os dois na disputa pelo campeonato está o monegasco da Ferrari Charles LeClerc, que ocupa o segundo lugar com 116 pontos.
Mesmo com a declaração do chefe da Red Bull, as trocas de posição no GP da Espanha ainda colocam em dúvida a possibilidade dos dois pilotos brigarem pelo título. Na ocasião, Pérez teve que ceder passagem duas vezes para Verstappen durante a corrida.
Após o fim da prova, “Checo” disse no rádio que “precisava conversar” para entender ordens de equipe que considerou “injusta”. Christian Horner minimizou a situação e negou que a vitória em Mônaco seria uma resposta de Pérez.
“Discutimos isso logo após a corrida em Barcelona e não foi problema algum. Ele entendeu muito claramente qual era o cenário, sua confiança é alta e a diferença de tempo entre ele e Max está muito mais apertada”, disse o britânico.
Pérez X Verstappen
A distância entre o mexicano e o holandês enquanto companheiros de equipe nunca esteve tão pequena. Se em 2021 Max foi superado apenas uma vez pelo parceiro no Q3 da classificação, este ano Checo já venceu o atual campeão em duas oportunidades nos sete GPs realizados.
Além disso, a prova em Mônaco no último fim de semana foi a primeira vez que Pérez ficou na frente de Verstappen em corrida pela Red Bull sem precisar contar com um abandono de Max.
Com o bom desempenho no começo da temporada, Pérez teve sua renovação de contrato confirmada na última terça-feira (31). O mexicano, que chegou ano passado na equipe, tem agora acordo firmado até 2024 com a Red Bull.
A próxima etapa da Fórmula 1 é em Baku no Azerbaijão no dia 12 de junho às 8h (horário de Brasília).