As críticas públicas ao desempenho de Daniel Ricciardo feitas pelo CEO da McLaren Zak Brown na última semana desencadearam uma crise na equipe britânica, com várias pessoas importantes da Fórmula 1 dando a sua opinião sobre o futuro do australiano. E quem fez a previsão ‘apocalítica’ da vez foi o ex-campeão Jacques Villeneuve, que foi bem direto (como sempre) ao falar sobre a situação.
“O tempo de Ricciardo na McLaren acabou.” – disparou Villeneuve ao site holandês Formule 1. O canadense acredita que as cobranças de Zak Brown pelo desempenho de Ricciardo na McLaren são uma forma de pressionar o piloto.
“Zak Brown já está dizendo que há cláusulas no contrato e isso significa que a decisão basicamente foi tomada. É uma maneira de pressionar o piloto e preparar a mídia.” – disse o campeão da Fórmula 1, que lembrou que o alto salário de Ricciardo também pesa contra ele.
“No fim das contas, ele é um piloto extremamente bem pago, que custa muito dinheiro à equipe. Ele não traz nenhum ponto e não possui a velocidade que a equipe precisa para desenvolver o carro. Então, ele só lhes custa dinheiro.” – detonou Villeneuve, que acredita que seria melhor a McLaren pagar Ricciardo para que ele fique fora da Fórmula 1.
“Seria mais barato continuar pagando o salário de Ricciardo, deixá-lo sentado no sofá em casa e colocar outro piloto no carro. É a dura realidade, mas a Fórmula 1 é assim.” – concluiu o sempre direto campeão mundial de 1997.
Button defende Ricciardo
Vendo mais pelo lado do piloto, Jenson Button, campeão de 2009, acredita que o fato de ser cobrado publicamente só vai fazer com que o psicológico de Ricciardo vá cada vez mais ladeira abaixo.
“Todos na equipe devem proteger esses pilotos. A Fórmula 1 é um verdadeiro jogo mental. Todos eles têm uma habilidade imensa, mas você não vai bem se sua cabeça não estiver no lugar certo.” – disse Button à Sky Sports.
Ricciardo garante ser casca grossa
No meio disso tudo Ricciardo disse após o GP de Mônaco que mesmo com toda a pressão ninguém é mais exigente com a sua performance do que ele mesmo.
“Minha pele é bronzeada, bela e também grossa. Ninguém será mais duro comigo do que eu mesmo”. – disse Ricciardo, que até segunda ordem, tem contrato com a McLaren até o final da próxima temporada.
Fórmula 1 volta para o GP do Azerbaijão
Após o mexicano Sergio Perez fazer história com a sua Red Bull F1 nas ruas de Monte Carlo, o circo da Fórmula 1 volta a se reunir nos próximos dias 10, 11 e 12 de junho para a disputa do Grande Prêmio do Azerbaijão, que acontecerá no Circuito Urbano de Bacu. A largada está marcada para às 8h (de Brasília) no domingo e terá a transmissão da TV Bandeirantes.
Confira como ficou a classificação do mundial de Fórmula 1 após o GP de Mônaco:
1) Max Verstappen – HOL – (Red Bull F1) – 125 pontos
2) Charles Leclerc – MON – (Ferrari) – 116 pontos
3) Sergio Pérez – MEX – (Red Bull F1) – 110 pontos
4) George Russell – GBR – (Mercedes F1) – 84 pontos
5) Carlos Sainz Jr. -ESP – (Ferrari) – 83 pontos
6) Lewis Hamilton – GBR – (Mercedes F1) – 50 pontos
7) Lando Norris – GBR – (McLaren F1) – 48 pontos
8) Valtteri Bottas – FIN – (Alfa Romeo F1) – 40 pontos
9) Esteban Ocon – FRA – (Alpine F1) – 30 pontos
10) Kevin Magnussen – DEN- (Haas F1) – 15 pontos
11) Yuki Tsunoda – JAP – (AlphaTauri) – 11 pontos
12) Daniel Ricciardo – AUS – (McLaren F1) – 11 pontos
13) Fernando Alonso – ESP – (Alpine F1) – 10 pontos
14) Pierre Gasly – FRA – (AlphaTauri) – 6 pontos
15) Sebastian Vettel – ALE – (Aston Martin F1) – 5 pontos
16) Alexander Albon – TAI – (Williams F1) – 3 pontos
17) Lance Stroll – CAN – (Aston Martin F1) – 2 pontos
18) Zhou Guanyu – CHI – (Alfa Romeo) – 1 ponto
19) Mick Schumacher – ALE – (Haas F1) – 0 ponto
20) Nico Hulkenberg – ALE – (Aston Martin F1) – 0 ponto
21) Nicholas Latifi – CAN – (Williams F1) – 0 ponto
Fique ligado aqui no site Torcedores para saber de tudo sobre Fórmula 1 e todos os esportes aqui no Brasil e em todo o mundo!