Brasileiro entra em seleta lista de vencedores em Mônaco e abre vantagem na disputa pelo título da Fórmula 2
Felipe Drugovich é o nome dele. O brasileiro é o atual líder da Fórmula 2, que desde 2017 mudou de nome. Era chamada antigamente de GP2, a categoria de acesso a Fórmula 1. Felipe venceu hoje o GP de Mônaco da F2 e cravou seu nome na história como o sexto brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio no principado.
O fim de semana começou positivo para Felipe, que chegou em Mônaco na liderança da temporada. Na sexta feira, Drugovich fez o melhor tempo, garantindo a pole position para a corrida de domingo. Porém, para a Sprint Race de sábado, o grid é invertido. Assim, ele largou na décima colocação. o brasileiro abandonou a prova de sábado com problemas no carro.
Já na corrida deste domingo (29), Felipe Drugovich largou na pole na Feature Race, a principal corrida da F2. Logo no início da corrida, Felipe abriu boa vantagem para o segundo colocado. Porém, com a intervenção por duas vezes do safety car, o piloto francês Théo Pourchaire se aproximou e tentou pressionar o brasileiro, mas não conseguiu ultrapassar.
Com a vitória, Felipe ganhou 27 pontos, chegou aos 13 pontos e ampliou a sua vantagem para Pourchaire, que tem 81 pontos. O corrida em Mônaco foi a quinta da temporada, que tem um total de onze. Além dos 32 pontos de vantagem para o segundo colocado, Drugovich tem 60 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o piloto indiano Jehan Daruvala.
A próxima corrida da Fórmula 2 será em Baku, no Afeganistão, entre 9 e 11 de junho.
FAZENDO HISTÓRIA
Além da vitória, Felipe também cravou seu nome na história do automobilismo brasileiro. Não é todo mundo que tem a oportunidade de dizer que venceu um GP de Mônaco. Felipe foi apenas o sexto piloto brasileiro a conseguir o feito.
Na Fórmula 1, o único brasileiro a conseguir o feito foi o tricampeão mundial e ídolo brasileiro, Ayrton Senna. Ayrton não só venceu em Mônaco, como é, até hoje, o maior recordista de vitórias no tradicional Circuito de Monte-Carlo. Foram 6 vitórias (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993).
Já seu sobrinho, Bruno Senna, venceu a corrida 1 da GP2 em 2008. Na extinta Fórmula 3.000, o mineiro Bruno Junqueira venceu a prova em 2000. O paranaense Jaime Melo Júnior foi quem levou a melhor na Fórmula Renault Eurocup 2003 e Cacá Bueno, atual piloto da StockCar e filho do narrador Galvão Bueno, venceu a etapa de 3019 do Jaguar I-Pace e-Trophy, uma categoria suporte da Fórmula E.