Fundado em 1865, a velha equipe britânica da Floresta de Nottingham enfim pôde retornar ao seu posto tradicional, após mais de duas décadas sem visitar a elite inglesa.
O Forest anotou 80 pontos nos 46 jogos na Championship, a 2ª divisão inglesa. A pontuação garantiu o 4º lugar e a vaga nos play-offs, onde enfrentou o 5º colocado, Sheffield United, conseguindo sua vitória nos pênaltis.
A final dos play-offs foi no Wembley e envolveu os 3º e 4º colocados da Championship, Huddersfield Town e Nottingham Forest. Em jogo truncado e de muita marcação, o Nottingham contou com a sorte para capitalizar as poucas chances criadas na partida. Após boa jogada do jovem James Garner (que pertence ao Manchester United), o zagueiro do Huddersfield, Levi Colwill anotou contra o próprio patrimônio. O Forest fechou-se bem e não deu espaços para o rival empatar. O 1×0 sacramentou uma linda festa no palco mais famoso do futebol inglês para celebrar o tão esperado acesso.
O Nottingham une-se ao Fulham e Bournemouth entre os novos integrantes da Premier League. Burnley, Watford e Norwich disputarão a segunda divisão na próxima temporada.
Dias de glória em Nottingham
O Huddersfield esteve na Premier League nas temporadas 17/18 e 18/19, mas não conseguiu se manter na primeira divisão e não retornou após isso. A tradicional equipe tornou-se a primeira a vencer o Campeonato Inglês por 3 vezes consecutivas, em 1924, 1925 e 1926, mas após os anos 70, teve participações pífias nas divisões inferiores.
Por outro lado, o momento de maior glória do Nottingham Forest veio no final da década de 70 e início de 80, sob o comando do polêmico técnico Brian Clough. A história do período de ouro e do lendário treinador britânico é narrada no filme Maldito Futebol Clube (The Damned United). Entre 1977 e 1983, o Nottingham venceu um Campeonato Inglês, duas Copa da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra, uma Supercopa da Europa e o principal, duas Liga dos Campeões, de maneira consecutiva, nas temporadas 78/79 e 79/80.
Nos anos 90, o Forest não conseguiu repetir o sucesso e conviveu com diversos rebaixamentos, até que em 1999, caiu pela última vez e não conseguiu o acesso nos 23 anos seguintes.
O time liderado pelo treinador Steve Cooper e pelos bons talentos, Brennan Johnson e James Garner, agora possui a difícil missão de manter-se na Premier League, enquanto luta para a manutenção do elenco após uma campanha gloriosa na Championship.