Contratado com status de titular pelo Flamengo, o goleiro Santos vive a expectativa para voltar a meta rubro-negra. Recuperando-se de uma lesão no quadríceps da coxa esquerda, o goleiro de 32 anos já realiza trabalhos em campo e está na última fase de reabilitação.
Anunciado como reforço da equipe rubro-negra há quase dois meses, Santos ainda não tem uma data exata para retornar aos gramados, mas, de acordo com apuração do Torcedores.com, ele deverá ficar à disposição do técnico Paulo Sousa no confronto contra o Internacional, dia 11 de junho, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Fazendo uma espécie de Inter temporada, Santos e Flamengo não querem pular etapas e acelerar a volta do camisa 20 por temerem um novo problema muscular. A lesão foi considerada importante pelo clube. O departamento médico, por sua vez, evita cravar a data que ele retornará aos gramados.
Nesta temporada, por exemplo, ele disputou apenas quatro partidas pelo Flamengo. Posteriormente, Santos desfalcou o time em seis oportunidades: duas na Copa Libertadores da América, três no Brasileirão e, uma na Copa do Brasil.
Vale lembrar que Santos não atua desde o dia 4 de maio quando o Flamengo empatou em 2 a 2 com o Talleres, no Estádio Mário Alberto Kemps, em Córdoba, pela 6ª rodada do Grupo H, da Libertadores. Depois disso, não foi mais visto em campo com a camisa rubro-negra.
Flamengo fez investimento pesado
Para tirar Santos do Athletico Paranaense, o Flamengo precisou abrir os cofres e investiu 3 milhões (R$ 15,5 milhões, à época) para tentar resolver o problema crônico da meta rubro-negra. Ele foi o quinto reforço do clube na era Paulo Sousa, que foi o responsável por sua contratação. Antes dele chegaram Marinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas.
O camisa 20 foi contratado pelo Flamengo para brigar pela titularidade com o contestado Hugo Souza. O atual titular é jovem e inexperiente, cometendo algumas falhas em momentos decisivos, enquanto o terceiro goleiro Diego Alves não vive seu melhor momento técnico.
Antes de concluir a negociação por Santos, o Flamengo tentou contratar o goleiro Neto, do Barcelona e, Agustín Marchesín, do Porto. Porém, a diretoria rubro-negra não conseguiu avançar nas conversas por causa de barreiras econômicas.
A carreira de Santos
Nascido em Campina Grande, na Paraíba, Aderbar Melo dos Santos Neto, conhecido como Santos, é um dos maiores goleiros da história do Athletico Paranaense. Revelado pelo Porto-PE, ele está no Furacão desde 2009.
Desde então, o goleiro conquistou a Taça Suruga Bank (2019), a Copa Sul-Americana (2018 e 2021), a Copa do Brasil (2019) e o Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020). Além disso, soma 253 partidas com a camisa rubro-negra.
Além disso, foi titular do Brasil na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. As boas atuações pela equipe sub-23 canarinha, fez o goleiro se tornar o quarto goleiro da seleção brasileira principal.
Desde então, Santos tem sido figurinha carimbada nas convocações de Tite. Apesar disso, é bom destacar que o jogador rubro-negro está atrás de Alisson Becker, do Liverpool, Ederson, do Manchester City e, Weverton, do Palmeiras, na ordem de preferência da comissão técnica e, principalmente do preparador de goleiros Cláudio André Taffarel.
Ayrton Lucas e Santos comemora acerto com o Flamengo: “Sonho realizado”. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEVUg2RHdGYSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]