Depois de 16 anos e 25 conquistas, o Real Madrid se despediu neste sábado (28) do lateral-esquerdo Marcelo. O defensor brasileiro, que se tornou o jogador com mais títulos na história do clube espanhol, confirmou que não permanecerá no elenco, em entrevista após vencer a quinta edição da UEFA Champions League pelo time madrilenho.
“Eu estou muito feliz. Saio do Real Madrid com a cabeça em pé. Fiz tudo que podia fazer pelo clube”, disse o jogador em conversa com jornalistas. “O clube também, desde que eu cheguei, sempre me ajudou, sempre me apoiou”, declarou Marcelo.
“Estou fechando um ciclo. Espero que meu filho continue esse ciclo no Real Madrid. Estou muito feliz. Mas não podia terminar melhor. Ganhando uma Champions, sendo o maior vencedor da história do Real Madrid, estou muito feliz”, valorizou.
Cotado para retornar ao Fluminense, o jogador ressaltou que deseja continuar jogando a Champions League, mas ainda não sabe por qual clube deve assinar na Europa. “Agora, eu preciso de 15 dias de férias. Não quero saber de telefone, depois vou ver. Quero jogar a Champions. Acho que dá para jogar”, concluiu Marcelo, que está em fim de contrato com o Real Madrid.
Qual foi o caminho do Real Madrid?
A equipe comandada por Carlo Ancelotti teve grandes adversários durante a competição até a decisão contra o Liverpool. O Real Madrid enfrentou a Inter de Milão na fase de grupos e logo depois encontrou uma fase eliminatória repleta de duros obstáculos.
Nas oitavas de final, o Real Madrid eliminou o poderoso Paris Saint-Germain de Mbappé, Neymar e Messi. Derrotado no jogo na França, o time merengue começou perdendo em Madri, mas precisou apenas de 17 minutos para Karim Benzema marcar três vezes e garantir a classificação.
Nas quartas, Carlo Ancelotti reencontrou o Chelsea, onde trabalhou no início da década e que era o atual vencedor da Champions League. Com uma vitória por 3 a 1 na partida de ida, o time espanhol sofreu três gols no primeiro tempo em Madri, mas, com brilho de Rodrygo, conseguiu diminuir no fim do tempo regulamentar e garantir a classificação na prorrogação do confronto.
Após tantas surpresas, o Real Madrid enfrentou o Manchester City e novamente fez história. A equipe de Vinicius Junior, Benzema e Rodrygo novamente saiu atrás no placar, estava perto da eliminação, mas contou com três gols relâmpagos para conseguir garantir a vaga na final da Champions League.
Qual foi o caminho do Liverpool?
Buscando a sétima conquista da Champions League de sua história, o Liverpool encarou o grupo da morte na primeira fase da competição. Apesar da dificuldade, o time de Jurgen Klopp foi líder à frente do Atlético de Madri, do Porto e do Milan, respectivamente, com seis vitórias em seis jogos.
Na fase seguinte, os ingleses derrotaram a Inter de Milão com uma vitória por 2 a 0 em casa e uma derrota simples, por 1 a 0, na Itália.
Já nas quartas, o Liverpool enfrentou o Benfica, que já tinha deixado os campeões Ajax e Barcelona para trás durante o torneio. Após vencer por 3 a 1 no jogo de ida, o Liverpool empatou em 3 a 3 no jogo de volta mesmo utilizando um time misto na partida no Anfield.
O Villarreal surpreendeu ao eliminar o Bayern de Munique e enfrentou o Liverpool nas semifinais da Champions League. Com uma vitória por 2 a 0 na Inglaterra, Klopp, porém, foi surpreendido e viu os espanhóis abrirem 2 a 0 fora de casa. Porém, na volta do intervalo, os ingleses conseguiram virar o confronto em 12 minutos e cravaram a vaga na final, em Paris.
Qual é a premiação da Champions League?
Fase de Grupos: 15,6 milhões de euros por clube
Oitavas de final: 9,6 milhões de euros por clube
Quartas de final: 10,6 milhões de euros por clube
Semifinais: 12,5 milhões de euros por clube
Finalistas: 15,5 milhões de euros por clube
Campeão: 4,5 milhões de euros
Confira todos os brasileiros que venceram a Champions League:
5 TÍTULOS
Marcelo e Casemiro
3 TÍTULOS
Daniel Alves, Sávio e Roberto Carlos
2 TÍTULOS
Danilo, Adriano, Sylvinho, Dida, Serginho, Didi, Canário, Jair da Costa
1 TÍTULO
Vinicius Júnior, Rodrygo, Éder Militão, Alisson, Roberto Firmino, Fabinho, Neymar, Douglas, Rafinha, Rafinha Alcântara, Dante, Luiz Gustavo, David Luiz, Ramires, Maxwell, Júlio César (goleiro), Maicon, Lúcio, Anderson, Cafu, Kaká, Ricardo Oliveira, Belletti, Edmílson, Ronaldinho Gaúcho, Carlos Alberto, Bruno Moraes, Derlei, Maciel, Roque Júnior, Rivaldo, Flávio Conceição, Paulo Sérgio, Élber, Júlio César (zagueiro ex-Real), Júlio César (zagueiro ex-Borussia), Celso, Elói, Juary, Paulo Ricardo, Casagrande e Dino Sani.