Jogando no Estádio Libertadores da América, o Ceará venceu o Independiente por 2 a 0 e segue na Copa Sul-Americana. Os gols de Rodrigo Lindoso, no final do primeiro tempo, e Mendoza, no final da etapa complementar, garantem o vozão nas oitavas de final da competição.
Além da vitória, a equipe cearense garantiu a melhor campanha da primeira fase do torneio, junto também a ser a única equipe na história a conseguir 18 pontos. Anteriormente, o Grêmio era a equipe com melhor desempenho, conseguindo 16 pontos em 2021.
No começo de jogo, a pressão argentina já era esperada pelos visitantes, que conseguiram bloquear as oportunidades do Independiente. A partir daí, um equilíbrio tomou conta do confronto, onde o Ceará tinha Mendoza inspirado, chegando próximo ao gol. Antes mesmo do intervalo, o Vozão ficou sem o técnico no gramado, já que Dorival Júnior foi expulso após reclamação.
Aos 49 minutos, Rodrigo Lindoso aproveitou a sobra de bola depois de uma falta para abrir o placar na Argentina. Assim como na etapa inicial, o Ceará perdeu muitas grandes oportunidades de ampliar o marcador, o que fez os donos da casa partirem para o tudo ou nada. Porém, nada mudou para o Independiente, que além da vitória, precisaria tirar uma vantagem no saldo de gols para conseguir a classificação.
Já na reta final, o colombiano Mendoza tratou de decidir o jogo, depois de um contra-ataque fatal e que garantiu a classificação do Vozão. Na próxima sexta (27), o Ceará será uma das equipes que irá descobrir seu adversário nas oitavas de final. Por enquanto, o foco é na recuperação no Campeonato Brasileiro, onde sábado (28) visita o São Paulo no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
Independiente (ARG) 0 – 2 Ceará
Data: 25/05/2022
Horário: 21h30
Estádio: Libertadores de América, em Avellaneda (ARG)
Árbitro: Chrystian Ferreira
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 49’/1T, e Mendoza, aos 45’/2T
Cartões Amarelos: Vigo, Rodrigo Márquez, Insaurralde e Benegas (IND); Richardson, Rodrigo Lindoso, Lima e Vina (CEA)
Cartões Vermelhos: Dorival Júnior (Técnico do Ceará)
Independiente: Sebastián Sosa; Vigo (Rodrigo Márquez), Barreto, Insaurralde e Lucas Rodríguez (Togni); Lucas Romero, Blanco, Soñora, Roa (Leandro Fernández) e Batallini (Pozzo); Benegas. T: Eduardo Domínguez
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís (Lucas Ribeiro); Richardson (Wescley), Rodrigo Lindoso e Richard (Bruno Pacheco); Lima (Erick), Mendoza e Vina (Cléber). T: Dorival Júnior