Jogos rodam mais lentos no PS5 do que no PS1
Conforme os jogadores da região foram tendo acesso ao novo serviço e começaram os primeiros testes, uma revelação preocupante foi feita: Alguns jogos de PS1 estão em sua versão europeia PAL 50Hz, que notavelmente são mais lentas que o convencional NTSC 60Hz, usado em grande parte do mundo.
Até o momento, os jogos testados que estão na versão europeia são: Ape Escape, Everybody’s Golf, Wild Arms, Jumping Flash Intelligent Qube, Worms World Party e Worms Armageddon. Tal informação é dada logo na abertura dos jogos, com a menção “Sony Computer Entertainment Europe“.
PAL 50Hz equivale a 25fps
Uma das principais diferenças entre NTSC e PAL é que PAL roda os jogos a 25fps ou 50fps, e NTSC roda a 30fps ou 60fps. Outra inferioridade de PAL são pequenas faixas pretas acima e abaixo da imagem, dada a quantidade diferente de pixels na tela, a tão famosa black bars.
Os mesmos, costumam ser adaptações das versões base em NTSC, formatadas para os padrões de televisão da região em que seriam lançados. Entretanto, por não se tratar da versão idealizada pelos desenvolvedores, geralmente eram feitas de última hora, basicamente reduzindo a velocidade e adicionando faixas pretas para rodar nessas regiões.
A única vantagem das versões PAL está na quantidade múltipla de idiomas, por se tratar de um lançamento tipicamente voltado para o mercado europeu.
Hoje em dia o padrão PAL foi abandonado, mesmo na Europa, e o padrão NTSC, mais rápido, foi adotado em todo o mundo. Seria uma pena se a Sony insistisse em disponibilizar essas versões na assinatura da PS Plus, mas quem sabe com a repercussão negativa, a Sony corrija isso a tempo do lançamento mundial da PS Plus Premium.