Marquinhos tem contrato com o São Paulo até 2024, mas o vínculo só é válido no Brasil
O Arsenal é um dos clubes interessados na contratação do atacante Marquinhos, jovem revelação das categorias de base do São Paulo. O time do Morumbi entende que o jogador é importante para o elenco comandado pelo técnico Rogério Ceni, mas sabe que será difícil manter o jogador de 19 anos para a sequência da temporada na janela de transferências do meio do ano devido a uma regra da Fifa.
Mesmo tento contrato com o São Paulo até 2024, o vínculo só tem validade para o território brasileiro. Isso é porque o artigo 18.2 do Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da Fifa diz que “jogadores com menos de 18 anos não podem assinar contrato profissional por período superior a três anos. Qualquer cláusula referente a período mais longo não será reconhecida”.
No caso de Marquinhos, eles assinou seu primeiro contrato profissional com o São Paulo em 2019, quando tinha apenas 16 anos. O vínculo de cinco anos foi possível pela Lei Pelé, legislação vigente no Brasil, mas para as transferências para o exterior, o que vale é regulamento da Fifa. A informação foi inicialmente divulgada pelo UOL Esporte.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjbHFMUkRkbiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Diante desse cenário, pela legislação da Fifa, Marquinhos poderia acionar a Justiça já em julho deste ano e pedir a rescisão de seu contrato com o São Paulo, como aconteceu recentemente com o zagueiro Lucas Fasson, do próprio Tricolor paulista, que solicitou a rescisão unilateral de seu vínculo com base na norma da entidade máxima do futebol.
Para evitar a possível saída de graça de Marquinhos, uma negociação com o Arsenal pode ser a saída para que o São Paulo lucre alguma coisa com o garoto revelado em Cotia.
Presidente do São Paulo abre o jogo sobre Marquinhos:
Em entrevista ao Amazon Prime Video antes da bola rolar para São Paulo x Juventude, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o presidente do Tricolor do Morumbi, Julio Casares, falou sobre a situação de Marquinhos.
– O futebol tem dinâmica de propostas, sondagens. Aprendi que coisas só devem ser exercitadas quando estiverem numa condição material, objetiva e real. Por ora ainda não existe – disse o mandatário são-paulino.
– Hoje claro que estamos pensando em jogo, não falamos de outro assunto. Eventuais negociações tem confidencialidade e eu prefiro não comentar a respeito, o foco hoje é São Paulo e Juventude. o São Paulo tem um bom elenco e precisa sobreviver, mas prefiro falar sobre isso em um futuro se isso se consolidar. Hoje nosso foco é São Paulo e Juventude – completou.
⚽ Arboleda
⚽ Igor V.#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/El8Ss4I2Ac— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 13, 2022