Sete clubes assinaram o documento. Na saída da reunião Rueda afirmou que o acordo par criação da liga foi firmado
De acordo com Andres Rueda, está criada a liga de futebol brasileira (Libra). Na manhã desta terça-feira (3), durante reunião em um hotel em São Paulo, sete clubes da Série A do Brasileiro assinaram o acordo para criação.
A finalidade da liga será organizar o que hoje é o Campeonato Brasileiro. Os clubes que assinaram o acordo foram: América-MG, RB Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Apesar de atualmente estar disputando a segunda divisão, o Cruzeiro também assinou o documento.
Uma nova reunião com todos os 40 clubes que disputam as Séries A e B do Brasileirão está prevista para a próxima semana, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Andrés Rueda, presidente do Santo, afirmou que “A liga está criada. Os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”.
Criação da Liga de Futebol Brasileira
A criação da liga coloca em pauta diversos assuntos de grande relevância para o Campeonato Brasileiro.
Flamengo e Corinthians, por exemplo, já manifestaram que almejam seguir com grande fatia dos direitos de transmissão televisiva, uma vez que carregam as torcidas mais populosas.
No entanto, clubes como Athletico-PR, Atlético-MG e Fortaleza já informaram nos bastidores sobre o desejo de que haja igualdade nas divisões das cotas de TV.
Os rumos dessa nova Liga de Clubes têm sido objeto de discussão entre clubes e grupos empresariais nos últimos meses.
Ofertas para comandar a nova associação foram feita a clubes brasileiros, grandes exemplos foram a Liga Espanhola, Premier League e BTG Pactual.
Novos desdobramentos poderão ocorrer nas nas próximas semanas tudo vai depender do desfecho da próxima reunião.