Ronaldo coneta clubes brasileiros pela disputa de interesses na criação da Liga Brasileira, projeto travado nos bastidores por conta da falta de consenso
Ronaldo Fenômeno aproveitou o domingo para comentar um dos assuntos que mais tem gerado polêmica nos bastidores: a Liga Brasileira. O ex-craque da seleção brasileira e, atualmente, dono do Cruzeiro, é um dos responsáveis pelo projeto. Porém, o próprio deixou transparecer alguns problemas que impedem avanços para a criação.
“Hoje essa movimentação parece estar bem dividida, com dois, até três grupos, querendo projetos diferentes. Se continuar assim vai ser muito difícil que a gente chegue em um consenso e evolua nas negociações. Quero pedir mais uma vez para que sentemos e discutamos as possibilidades abertamente, para a gente chegar em um consenso”, disse ele em live na Twitch.
O projeto nasceu na metade de 2021, quando insatisfeitos com a CBF, mais uma vez os clubes discutiram sobre a criação de uma liga. A ideia é fazer um movimento semelhante ao ocorrido na Europa. Em especial na Inglaterra, Espanha e Alemanha. A ideia, bem aceita inicialmente, tem como objetivo reorganizar o cenário do futebol brasileiro no que toca a calendário, arbitragem e até mesmo direito de transmissão dos jogos.
Inicialmente, o documento entregue a CBF com o projeto foi assinado por 19 dos 20 clubes da Série A. Apenas o Sport ficou de fora por não concordar. Surpreendentemente, a entidade deu respaldo aos clubes para a criação da Liga, mas a disputa acirrada nos bastidores por interesses travou mais uma vez o projeto. De acordo com relatos obtidos pela reportagem com dois presidentes envolvidos nas negociações, a competição dificilmente sairá do papel. Afinal, precisaria uma mudança radical de comportamento para reorganizar o torneio.