Treinador do Manchester City seria o principal favorito da entidade para substituir Tite ao final da Copa do Mundo no Catar 2022
A notícia da proposta feita pela CBF para Guardiola assumir a seleção brasileira depois da Copa do Mundo no Catar trouxe à tona uma fala do espanhol no ano passado. Em evento para admiradores, o atual técnico do Manchester City já havia revelado o desejo de treinar um time nacional.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIxeHJ3Y1JCYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Essa vontade de longa data foi explicitada pelo espanhol numa palestra virtual realizada para o Expert XP, da XP Investimento, em agosto. Ainda que o assunto principal fosse o sistema financeiro ao abordar temas como desigualdade social e distribuição de riqueza, o ex-jogador não conseguiu fugir das perguntas relacionadas ao futebol.
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) April 1, 2022
Quando questionado sobre a possibilidade de assumir uma seleção no futuro, Guardiola não hesitou ao afirmar que esse era o caminho a ser traçado em sua carreira. Na ocasião, não deu nenhuma dica de qual time nacional pretende assumir, mas deixou no ar a chance de vir treinar na América do Sul.
“Uma seleção, sim. O próximo passo será uma seleção, sim. Se houver uma possibilidade. Eu preciso de uma pausa depois de sete anos [no Manchester City]. Preciso parar e ver, aprender de outros treinadores, e talvez seguir por este caminho. Gostaria de treinar numa Eurocopa, uma Copa América, uma Copa do Mundo.”
Como o evento era direcionado para o público de investidores brasileiros, o comandante do City também comentou sobre a forma que Tite tem conduzido a Seleção. Em sua fala, aproveitou também para falar das chances do país nas disputas de títulos com a atual comissão técnica:
“É um time fantástico. Alguns jogadores já trabalharam juntos, outros foram oponentes. É uma seleção fantástica. O Brasil é sempre um forte candidato ou favorito, sempre foi e sempre será.”
Guardiola na Seleção é um desejo da CBF
O jornal Marca, da Espanha, noticiou hoje uma investida forte da CBF em Guardiola para tê-lo logo após o término da Copa do Mundo no Catar, em dezembro. De acordo com as informações, o Brasil teria oferecido 12 milhões de euros por ano (cerca de R$ 61,4 milhões) até 2026, quando terá o Mundial do Canadá, México e Estados Unidos.
Por se tratar de uma proposta inicial, esses valores ainda podem passar por mudanças significativas nos próximos meses. Atualmente, o ex-Bayern e Barcelona recebe 20 milhões de euros (R$ 102,4 milhões) por temporada e tem contrato com o Manchester City até junho 2023.