Após a estreia eletrizante no Bahrein, a F1 retorna já neste fim de semana com a segunda corrida da temporada, no circuito de Jeddah
A Fórmula 1 já começou para valer em 2022. Sem muito tempo para discutir a estreia, no Bahrein, já é chegado o momento do segundo GP da temporada. O local é a Arábia Saudita, num traçado polêmico e que rendeu diversas controvérsias em 2021. Entretanto, mudanças realizadas prometem tornar a prova mais ‘segura’.
O circuito de Jeddah fez sua estreia na Fórmula 1, justamente, na temporada passada. Contudo, ao contrário desde ano, a corrida na Arábia Saudita foi a penúltima do calendário. Na ocasião, Lewis Hamilton sagrou-se vencedor, com Max Verstappen em segundo e Valtteri Bottas fechando o pódio.
A realidade, todavia, mudou muito em pouco mais de quatro meses. Um novo regulamento na F1 e carros completamente diferentes vão dar um tom inédito à prova. Será a chance de ver a evolução da Mercedes, a imposição da Ferrari (que fez uma dobradinha no Bahrein) e a recuperação da Red Bull, que passou zerada pela estreia.
Características da pista de Jeddah
Trata-se de um circuito com curvas extremamente rápidas. No total, são 27, com a presença de três áreas de abertura da asa móvel (DRS), caso não esteja chovendo. Além disso, as altas temperaturas e grande umidade trazem mais dificuldades aos 20 pilotos do grid.
Com relação à temporada passada, não houve alterações no traçado. Mas a grande quantidade de acidentes em 2021 causou mudanças em termos de visibilidade e nas áreas de escape. Por exemplo, barreiras foram afastadas e muros construídos com material mais maleável, permitindo que os carros não sofram tantos danos em caso de colisão.
A única alteração, de fato, na pista ocorreu na última curva, que foi alargada em 1.5 metro. Serão, no total, 50 voltas de duração no GP de Jeddah, que tem uma pista com 6.174 metros de extensão.
Verstappen ansioso pelas mudanças
Diante das alterações realizadas para a edição de 2022, o atual campeão da F1 se mostrou ansioso para ver os resultados. Em entrevista, o holandês falou um pouco mais sobre o novo desafio no circuito da Arábia Saudita:
“Eles fizeram alguns pequenos ajustes na visibilidade no setor 1, então estou curioso para ver como será desta vez. É uma pista muito rápida com retas de alta velocidade e, este ano, os carros estão um pouco mais pesados. Será interessante ver como eles vão se apresentar. Estou realmente ansioso por isso. Deverá ser muito agradável”.
Vettel ainda é dúvida
De fora do GP do Bahrein, Sebastian Vettel ainda não está confirmado na segunda corrida da temporada. Isso porque o tetracampeão da F1 obteve um novo teste positivo para Covid-19 nesta quinta-feira (24). Sendo assim, é provável que Nico Hulkenberg volte a substituir o compatriota alemão na equipe Aston Martin
Quando e onde assistir à F1
Sexta-feira (25 de março)
- Primeiro Treino livre: 11h às 12h [Bandsports]
- Segundo Treino Livre: 14h às 15h [Bandsports]
Sábado (26 de março)
- Terceiro Treino livre: 11h às 12h [Bandsports]
- Qualificação: 14h às 15h [TV Bandeirantes e Bandsports]
Domingo (27 de março)
- Corrida: 14h [TV Bandeirantes, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM]