Raposa foi comprada pelo Fenômeno sendo o primeiro time grande brasileiro negociado via SAF
O Cruzeiro entrou para a história do futebol brasileiro quando da venda dos 90% das ações de sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para Ronaldo Fenômeno, se tornando a primeira equipe negociada via a nova regulamentação que permite que clubes de futebol virem empresas no Brasil.
A chegada do ex-atacante à Toca da Raposa agitou o mundo do futebol, mas principalmente, trouxe mudanças muito importantes dentro e fora do clube nos poucos meses em que vem administrando o futebol do clube. Por isso, o Torcedores fará um relato do que já está mudando neste começo de ‘era SAF’.
Nova era no futebol
As primeiras mudanças implantadas por Ronaldo dividiram opiniões. Fora de campo, trocou a diretoria de futebol, que contava com Alexandre Mattos e fora contratada pouco tempo antes pelos dirigentes da associação civil. E trouxe gente de confiança, com o ex-zagueiro Paulo André, com quem jogou nos tempos de Corinthians.
E também causou várias mudanças dentro do elenco. Buscando reduzir a crise financeira, mandou embora várias pessoas do departamento e a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. Mas seria no time em si que as mudanças se tornariam mais contundentes.
A saída de um ídolo
Para ajustar o futebol do Cruzeiro ao tipo de administração que considera para o clube, vários contratos de jogadores foram revistos. Os que não se adequaram aos novos padrões salariais deixaram o clube, sendo o principal deles o goleiro Fábio.
Grande ídolo da história recente da Raposa, Fábio havia até acertado sua renovação com a administração anterior, mas não se acertou com a SAF e deixou o clube rumo ao Fluminense. A torcida até protestou contra o Fenômeno nas redes sociais quando da decisão, mas logo a situação foi contornada.
A era Pezzolano
A mudança de dono no Cruzeiro fez com que Ronaldo quisesse impor seu estilo de administrar uma equipe e de ver o futebol em campo. Com isso, trouxe Paulo Pezzolano para comandar o time, vendo no uruguaio alguém que possa transmitir tudo aquilo o que espera ver a Raposa fazer durante a temporada e imprimir o estilo de jogo que sonha ver o clube.
Comunicação aberta
Os esforços de Ronaldo no Cruzeiro tem sido para colocar o time mais perto de seu torcedor depois da recente crise administrativa que resultou no rebaixamento para a Série B do Brasileiro. O Fenômeno tem incentivado a associação ao programa de sócio-torcedor do clube, que experimentou um aumento com a chegada do jogador para ser investidor do clube.
Além disso, também tem usado as mídias sociais e seu canal no Twitch para conversar com o torcedor e comunicar sobre os próximos passos administrativos do clube e também em relação a questões ligadas ao departamento de futebol.
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) March 7, 2022
Guerra Cruzeiro x FMF
Mas o ex-jogador já começa a se encontrar com algo bastante comum no futebol brasileiro, o descrédito com as arbitragens. Em várias partidas do Campeonato Mineiro, usou as redes sociais para se manifestar contra erros que acredita terem sido cometidos contra a Raposa.
A mais recente manifestação veio após a derrota no clássico com o Atlético-MG, na qual questionou a atuação do árbitro, em especial no pênalti que geraria o gol de empate do Galo. E chegou a ameaçar ‘esvaziar’ o estadual ao afirmar que poderia jogar o restante dele com o time sub-20.