Jorge Jesus e Abel Ferreira são técnicos multi-campeões no futebol brasileiro
Jorge Jesus e Abel Ferreira são técnicos que fizeram história no futebol brasileiro, sob os comandos de Flamengo e Palmeiras, respectivamente. Em sua coluna no Uol Esportes, o apresentador Milton Neves opinou sobre os dois treinadores portugueses e apontou quem foi maior no Brasil.
“Respeito de Abel ao Palmeiras o faz maior que Jorge Jesus no futebol brasileiro”, cravou Milton Neves, que destacou o fato do treinador do Alviverde não largar o clube, mesmo tendo recebido várias propostas para sair.
“Ferreira continua recebendo contatos de equipes de fora do Brasil, principalmente de Portugal. E mesmo assim não larga mão do Palmeiras! Muito diferente do que fez Jorge Jesus com o Flamengo. Ele também foi espetacular na Gávea, é óbvio. Mas, na primeira proposta, deu no pé sem dó nem piedade. Deixou o Mengão perdidinho. Aliás, o clube carioca não se encontrou até hoje. É essa diferença que faz com que Abel Ferreira ganhe de goleada na comparação com seu compatriota Jesus. JJ usou o Fla como trampolim para voltar ao mercado europeu. Já Abel chegou ao Palmeiras para fazer história e honrar o seu contrato e a sua palavra”, escreveu Milton Neves.
“Já fui muito claro. Tenho contrato. No futebol tudo é possível, mas estou aqui para ouvir o que o clube tem a dizer. Vocês sabem a ligação que eu tenho com esses atletas. Tudo no tempo de Deus.”
? @geglobo
? Cesar Greco pic.twitter.com/dgLqP8A4Og— Planeta do Futebol ? (@futebol_info) March 11, 2022
Trajetórias dos técnicos no Brasil
Jorge Jesus foi contratado pelo Flamengo em 2019 e ficou até 2020, período em que comandou o clube em 57 partidas e obteve 43 vitórias. No Rubro-negro, o técnico português conquistou os seguintes títulos: Copa Libertadores da América (2019), Campeonato Brasileiro (2019), Supercopa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2020) e Campeonato Carioca.
O sucesso de Jorge Jesus no Brasil fez o Palmeiras buscar um técnico português para substituir Vanderlei Luxemburgo, em 2020. O Verdão resolveu apostar em Abel Ferreira, mesmo sem ele ter conquistado nenhum título na carreira. Deu certo.
Abel Ferreira segue no Palmeiras e foi fundamental nas conquistas das duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020) e a Recopa Sul-Americana (2022). O técnico tem um total de 118 jogos e 64 vitórias.