Torneio paralímpico começa amanhã, 11
A terceira etapa do Circuito Mundial de Natação acontece entre 11 e 13 de março em Lignano Sabbiadoro, na Itália. Será a estreia da seleção brasileira paralímpica em 2022. Primeiro ciclo desde 2008 sem Daniel Dias, o Brasil chega à Itália com 33 atletas convocados. Entre eles, seis também nadaram em Tóquio 2020.
Os campeões paralímpicos Gabriel Araújo, do Clube Bom Pastor de Juiz de Fora, Gabriel Bandeira e Talisson Glock, do Praia Clube de Uberlândia, e Maria Carolina Santiago, do Grêmio Náutico União de Pernambuco, estão entre os que chegaram para o Circuito Mundial de Natação.
Conheça os atletas que estão no Circuito Mundial de Natação
Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, chega ao Circuito Mundial de Natação acostumado com vitórias. O atleta conquistou dois ouros na classe S2 em Tóquio: um nos 200m livre e outro nos 50m costas. Além disso, ele trouxe na mala uma medalha de prata, nos 100m costas.
Já Gabriel Bandeira tem medalhas de todas as cores. O atleta venceu os 100m borboleta na classe S14. Também faturou duas pratas, nos 200m livre e nos 200m medley, e um bronze no revezamento 4x100m livre.
Por fim, Talisson Glock faturou a medalha na prova dos 400m livre da categoria S6. Do mesmo modo, conquistou dois bronzes, um nos 100m livre e outro no revezamento 4x50m livre até 20 pontos.
No feminino, Maria Carolina Santiago, a Carol, também é uma representante forte do Brasil no Circuito Mundial de Natação. Ela estreou com cinco pódios em Tóquio. Competindo na classe de deficientes visuais, a atleta recebeu o ouro pelos 50m livre, 100m livre e 100m peito. Ainda foi prata no revezamento 4x100m livre misto e bronze nos 100m costas. Acima de tudo, Carol bateu dois recordes paralímpicos na competição.
Juntamente com eles, os medalhistas de bronze Gabriel Melone e Laila Suzigan representarão o Brasil. Igualmente, os também atletas paralímpicos do Praia Clube de Uberlândia João Pedro Brutos, Ruan Souza e Samuel Oliveira completam a seleção para o Circuito Mundial de Natação.
Dessa forma, o clube do triângulo mineiro envia sete atletas e o treinador, Alexandre Vieira. O treinador do Bom Pastor, Fábio Antunes, também está na Itália com a delegação.