PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Rússia: FIFA libera suspensão temporária de contratos para estrangeiros

Rússia: FIFA libera suspensão temporária de contratos para estrangeiros

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Rússia poderá perder alguns dos principais jogadores do campeonato nacional para outras equipes, mas a decisão da FIFA possui validade temporária

Informações divulgadas primeiramente pelo jornal The New York Times nesta segunda-feira (7) revelam que a FIFA entrou em acordo com a FIFPRO para liberar a suspensão temporária de jogadores estrangeiros que atuam em clubes da Rússia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta decisão favorável impactará cerca de 100 jogadores que poderão assinar novos contratos até o dia 30 de junho, abrindo a janela de transferências especificadamente para estes jogadores que estão atuando no futebol russo.

No entanto, cabe ressaltar que essa medida fica aquém do que os grupos que representam os jogadores e as ligas mundiais solicitaram. Em uma carta conjunta, revisada pelo The New York Times, a FIFPro, o maior sindicato de jogadores, e o Fórum das Ligas Mundiais, uma organização abrangente para mais de 40 competições, pediram à FIFA que os atletas pudessem deixar a Rússia permanentemente, rompendo seus contratos atuais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FIFA evita maior colisão com a Rússia

O pedido criou uma situação embaraçosa para a FIFA. A organização quebrou o precedente quando decidiu punir a Rússia por suas ações na Ucrânia, mas permitir que os jogadores quebrassem seus contratos, especialmente fora das tradicionais janelas de do transferências, foi algo visto como mais problemático.

As conversas no fim de semana entre os grupos de jogadores e a FIFA, que também incluíam advogados do órgão regulador do futebol europeu, a Uefa, e representantes de clubes, não chegaram a um consenso, com autoridades preocupadas em abrir um precedente. Em vez disso, a FIFA decidiu que os jogadores que desejam deixar as equipes da Rússia podem fazê-lo, mas devem retornar após 30 de junho.

Pelo menos um clube, o Krasnodar, anunciou na semana passada que permitiria que seus jogadores e comissão técnica estrangeiros suspendessem seus contratos. Seu técnico alemão, Daniel Farke, ex-técnico do Norwich, clube da Premier League inglesa, rescindiu seu contrato com menos de dois meses sem supervisionar um único jogo. Mas os jogadores estrangeiros continuaram atuando nas equipes russas na rodada mais recente do Campeonato Russo, disputada no final de semana.

PUBLICIDADE
Better Collective