Home Games Ministro da Ucrânia apela a Playstation e Xbox para banir russos de eventos de esports

Ministro da Ucrânia apela a Playstation e Xbox para banir russos de eventos de esports

Vice-primeiro-ministro Mykhailo Fedorov publicou um comunicado no Twitter na tentativa de formar uma união das duas grandes marcas contra os atos de guerra

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Vice-primeiro-ministro Mykhailo Fedorov publicou um comunicado no Twitter na tentativa de formar uma união das duas grandes marcas contra os atos de guerra

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, fez um apelo às marcas Playstation e Xbox pedindo o banimento de atletas da Rússia do esports internacional. A medida tenta provocar algo parecido com o que aconteceu no futebol e nos esportes olímpicos com a chancela de Fifa, Uefa e COI (Comitê Olímpico Internacional).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O argumento utilizado pelo político no comunicado tenta convencer as gigantes do entretenimento de que permanecer no mercado russo é não apoiar os valores humanos. A sugestão dada por ele foi de suspender todas as contas de usuários do país presidido por Putin, além de impedir a participação desses atletas em torneios da modalidade.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJJZlVDMGwzYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Vocês com certeza estão cientes do que está acontecendo na Ucrânia agora mesmo. A Rússia declarou guerra não somente à Ucrânia, mas para o mundo civilizado. Se apoiam os valores humanos, vocês deveriam deixar o mercado russo”, escreveu Fedorov na legenda do post que foi ao ar pelo Twitter.

Postura rígida da Ucrânia

Já na nota assinada pelo ministro, o tom foi ainda mais afrontoso se utilizando da guerra para dizer que isso ajudaria o “mundo democrático” a se proteger das agressões totalitárias sangrentas — segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), ao menos 136 civis tiveram suas mortes provocadas pelo exército russo.

“Tenho certeza de que vocês não só ouvirão como também farão tudo possível para proteger a Ucrânia, a Europa e, finalmente, todo o mundo democrático das agressões autoritárias sangrentas — e eu apelo para o bloqueio temporário de todas as contas da Rússia e Belarus, interrompa momentaneamente a participação dos times russos e belarussos e seus jogadores de todos os eventos internacionais de esports e cancele os eventos nos territórios da Rússia e de Belarus.”

PUBLICIDADE

Sem resposta

PUBLICIDADE

Por enquanto, ainda não é possível saber do posicionamento dessas marcas, uma vez que tanto o Playstation quanto a Xbox ainda não se pronunciaram sobre a nota. É válido lembrar também que boa parte dos eventos internacionais de esports, tais quais os mundiais de LOL e CS:GO, não são organizado por essas duas.

Caso acate a “dica” de Fedorov, ambas se juntariam à entidades do esporte como Fifa, Uefa e COI no repúdio a atletas ligados à Rússia. Nesta semana, o futebol baniu os times do país de participarem de todos os eventos internacionais e anunciou que não permitirá a participação russa na repescagem para a Copa do Mundo deste ano.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial