Novo técnico do Corinthians é um português, que chega para repetir a história recente construída por Abel Ferreira e Jorge Jesus
O Corinthians tem, finalmente, um técnico português para chamar de seu. Após o sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, e Abel Ferreira, no Palmeiras, o Timão anunciou Vítor Pereira, que tem passagens por Fenerbahçe, Porto, Olympiacos, entre outros.
Com ele, agora seis clubes brasileiros têm técnicos portugueses no comando. Veja todos:
Abel Ferreira
Técnico do Palmeiras desde novembro de 2020, segue no comando do Verdão e é um dos técnicos portugueses de maior sucesso em território nacional em toda a história. Foram dois títulos de Libertadores e uma Copa do Brasil em menos de dois anos.
Paulo Sousa
Contratado pelo Flamengo no início de 2022, chegou ao Brasil após passagem pela seleção da Polônia. Está em início de trabalho.
Vítor Pereira
Recém-contratado pelo Corinthians, chega como esperança e será um primeiro técnico português no Timão em mais de 70 anos.
Paulo Morgado
O técnico de 47 anos chegou ao Brasil há mais de 10 anos e passou por clubes do Amazonas. Atualmente é o técnico do São Raimundo.
Luis Miguel Gouveia
Um dos técnicos portugueses há mais tempo no Brasil, o comandante de 50 anos trabalhou em clubes do Norte do Nordeste do Brasil, especialmente no Piauí, no Maranhão e no Amazonas. Assumiu, no início deste ano, o comando do Sete de Setembro, da primeira divisão do Campeonato Pernambucano.
Daniel Neri
O jovem técnico de 42 anos está há quase dez anos no Brasil e passou por clubes de Pernambuco, tendo ficado por quatro anos entre o sub-17 e o sub-20 do Sport. Em 2020 atingiu seu ápice ao ser campeão pernambucano de forma inédita com o Salgueiro. Estava no América-RN até o meio de 2021 e atualmente é o técnico do Sergipe.
Luís Castro*
O técnico do Al Duhail ainda não foi anunciado, mas é dado como certo no Botafogo e pode ser o sétimo nomes da lista de técnicos portugueses.
Outros técnicos portugueses que passaram pelo Brasil
Ainda passaram pelo futebol brasileiro outros técnicos portugueses como Jorge Jesus (Flamengo), Ricardo Sá Pinto (Vasco), Jesualdo Ferreira (Santos), António Oliveira (Athletico Paranaense), Paulo Bento (Cruzeiro), Sérgio Vieira (Athletico Paranaense e Guaratinguetá), Augusto Inácio (Avaí), Joreca (Corinthians e São Paulo), Ernesto Santos (Vasco da Gama).