O Fluminense tem a chance de entrar no seleto grupo dos times brasileiros que já conquistaram o título de maior expressão de clubes
O Fluminense venceu a Copa Libertadores 2023, contra o Boca Juniors, no Rio de Janeiro, no dia 4 de novembro, por 2 a 1 e agora vai disputar o Mundial de Clubes.
Nesse sentido, vale lembrar que o Mundial é disputado desde 1960, com o campeão da Libertadores e o campeão da Champions League, e mais recentemente, equipes de outros continentes também disputam.
Mas, especificamente nos dois principais continentes, temos clubes importantes que nunca venceram a competição.
Confira abaixo alguns clubes grandes do futebol mundial que nunca venceram a competição mas que não tem a mesma zoeira como é com o Palmeiras:
PSG
Um dos times mais ricos do mundo, o Paris Saint-Germain que hoje conta com Messi, Neymar e Mbappé, nunca nem chegou a disputar um Mundial, já que nunca venceu a Champions League. E por lá, isso não é exclusividade do PSG. Até hoje, nunca houve um time francês disputando o Mundial de Clubes. Essa é uma das obsessões do PSG há anos.
Arsenal
Hoje não vive seu melhor momento, mas já foi um gigante do futebol mundial. O Arsenal já venceu 13 vezes o Campeonato Inglês. O último dele, em 2004, de forma invicta, quando contava com o craque Thierry Henry.
Curioso é que o torneio Mundial não é o forte dos ingleses. Até o Liverpool vencer o Flamengo em 2019 e o Chelsea vencer o Palmeiras semana passada, o futebol inglês tinha apenas o Manchester United como campeão Mundial. Portanto, outras equipes como o Tottenham, por exemplo, também nunca venceram.
Benfica
O maior campeão português, também nunca venceu o torneio mundial. 37 vezes campeão do Campeonato Português, o Benfica venceu a Champions duas vezes, em 1961 e 1962. Em 61, perdeu o Mundial para o Peñarol e em 62 perdeu para o Santos de Pelé, por 3 a 2 no jogo de ida e 5 a 2 no jogo da volta.
Times brasileiros
No Brasil, apenas seis equipes conquistaram o torneio: São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional. O São Paulo, com três títulos, é o que mais venceu por aqui.
Portanto, clubes grandes como Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Fluminense, além do Palmeiras, também nunca venceram o torneio.
Cruzeiro
O Cruzeiro venceu duas Libertadores, em 1976 e 1997, porém, sem título mundial na sequencia. Em 1976, o Cruzeiro foi derrotado pelo Bayern de Munique. Na época, disputado em dois jogos, o Bayern venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e segurou um 0 a 0 na partida de volta, conquistando assim, seu primeiro título mundial.
Já em 1997, no Japão, a equipe celeste foi derrotada também por 2 a 0 e também por uma equipe alemã, desta vez, o Borussia Dortmund.
Vasco
A equipe carioca venceu a Libertadores em 1998, o que credenciou para a disputa do Mundial, no Japão. Porém, a equipe cruzmaltina perdeu para o Real Madrid por 2 a 1. A partida foi equilibrada e é até hoje considerada como uma das melhores atuações de um clube brasileiro na história da competição.
Atlético-MG
O galo disputou o Mundial em 2013, quando venceu pela primeira vez a Libertadores da América. Mas, não foi feliz e parou na semifinal da competição, perdendo para o modesto Raja Casablanca por 3 a 1. O título daquele ano ficou com o Bayern de Munique.
Botafogo
A equipe carioca jamais venceu a Libertadores e portanto nunca disputou o Mundial de Clubes e tem como melhor desempenho duas vezes que chegou na semifinal da competição, em 1963 e 1973.