Home Futebol Após corte no Mundial e recado de Abel, ‘crias’ tentam reencontrar espaço no Palmeiras

Após corte no Mundial e recado de Abel, ‘crias’ tentam reencontrar espaço no Palmeiras

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Quarteto do Verdão que ficou da campanha do vice deve jogar nesta quarta-feira (14)

O Palmeiras que foi vice-campeão do Mundial de Clubes no último sábado (12), teve uma grande mudança em relação ao que ficou na quarta colocação em 2021: a ausência das “Crias da Academia”. No elenco que venceu o Al Ahly nas semis e foi derrotado pelo Chelsea na final, apenas o goleiro Mateus, o volante Danilo e o atacante Wesley são provenientes da base do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O número é um tanto menor em relação à última edição do torneio e mesmo da porcentagem normal do grupo do Verdão, que tem 7 revelações em meio aos 28 atletas que são retratados no site oficial do time. Em porcentagem, são 25% do grupo, contra 13% da delegação que atuou em Abu Dhabi.

Ficaram de fora os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino, o zagueiro Renan e o atacante Gabriel Verón. Este último, testou positivo para a covid-19 logo antes da viagem para os EAU, enquanto os três primeiros foram, de fato, cortados da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O quarteto, então, tenta reencontrar o seu espaço no Verdão. Protagonistas de conquistas recentes, eles têm sido preteridos por Abel Ferreira neste início de temporada, e receberam até uma “chamada” do comandante, que, sem citar nomes, mencionou que alguns jovens da base estavam “exagerando nas brincadeiras”.

Se o português tem ou não interesse de reabilitá-los no elenco — pergunta especialmente importante para o caso de Gabriel Menino, que se envolveu em polêmica ao “curtir” um post do Chelsea campeão no Instagram —, não sabemos. Mas é fato que eles devem ter a oportunidade de se provar logo na quarta-feira (16), quando o Palmeiras enfrenta a Ferrovária, pelo Paulistão.

Com o desgaste do Mundial e da viagem de volta, somado ao compromisso da próxima semana, diante do Athletico Paranaense, pela Recopa Sul-Americana, o Verdão deve entrar com o time reserva na Arena Fonte Luminosa — e pode precisar de seus jogadores jovens e decisivos.

PUBLICIDADE

Afinal, Patrick de Paula cobrou o pênalti decisivo do Paulistão 2020 e marcou dois gols nas quartas da Libertadores 2021; Gabriel Menino foi titular na final da Libertadores 2020 e fez o gol do título da Copa do Brasil 2020; Renan foi titular no início da campanha do bi e o segundo zagueiro que mais atuou em 2021, atrás de Luan; Gabriel Verón, enfim, fez a jogada do gol da classificação na semifinal das Libertadores 2021, contra o Atlético-MG.

PUBLICIDADE

Campeões da Copinha podem ter chances no Palmeiras

O quarteto, porém, pode ter uma concorrência “inusitada” no próximo jogo do Palmeiras. Como praticamente todo o elenco principal viajou à Abu Dhabi, a comissão técnica pode optar em poupar inclusive alguns reservas na partida contra a Ferroviária. Assim, poderia lançar mão de outra geração de “crias”, no caso a que venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano.

Nomes como o atacante Giovani e os laterais Garcia e Vanderlan já são, inclusive, bastante integrados ao elenco principal, participando de alguns jogos em 2021. Além disso, a base da equipe que conquistou a Copinha fez três partidas no Brasileirão do ano passado, e saiu invicta, com duas vitórias e um empate.

 

PUBLICIDADE
Better Collective